Como evitar náuseas durante os exercícios físicos

Escrito por laís ferenzini
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Como evitar náuseas durante os exercícios físicos
Algumas pessoas costumam se queixar de indisposições como náuseas durante os exercícios físicos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Todos sabem da importância de manter uma rotina regular de exercícios físicos. Uns praticam mais vezes na semana enquanto outros têm menos tempo, mas o objetivo costuma ser o mesmo: ficar mais saudável e ganhar qualidade de vida. Durante alguma atividade física, algumas pessoas costumam se queixar de indisposições, como náuseas. Não deixe que isso o desanime. Saiba como evitá-las e se mantenha ativo sem medo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Aumente aos poucos o ritmo do exercício. Não pegue pesado logo no início das suas atividades. Cuidado com os exageros.

  2. 2

    Hidrate-se bem antes de iniciar os exercícios. Lembre-se de tomar líquido no período de duas horas até meia hora antes do treino.

  3. 3

    Não coma altas quantidades de fibras antes dos exercícios. Comer duas colheres de granola, por exemplo, é o suficiente.

  4. 4

    Consuma quantidades moderadas de gorduras e proteínas antes de praticar as suas atividades físicas.

  5. 5

    Faça uso de bebida isotônica apenas depois da realização dos exercícios físicos e desde que haja indicação. Observe também a intensidade e a duração das atividades.

Dicas & Advertências

  • O enjoo também pode ser provocado por uma condição chamada de excesso de lactato. Isso ocorre geralmente quando fazemos exercícios mais pesados ou que tenham muita massa muscular envolvida. Ao ser exercitado, o músculo produz um ácido que se chama lactato, que é levado para o fígado. Lá, através de processos químicos, o ácido volta a ser glicose para que possa ser usado como fonte de energia. No entanto, quando há excesso de produção, o fígado fica sobrecarregado. Isso altera o pH do sangue temporariamente, provocando enjoo e até mesmo vômito. O normal é que com o tempo o fígado se adapte e você não sofra mais com essa sensação desconfortável.
  • Quando nos exercitamos, o sangue vai preferencialmente para os músculos. Isso pode causar a diminuição da irrigação sanguínea de órgãos nobres como o cérebro, provocando o desconforto. Para evitar isso, não exagere nas refeições antes do exercício. Não coma proteínas em excesso, alimentos gordurosos ou ricos em fibra. Não tome altas quantidades de suco de laranja. Se você se sentir mal durante um treino, não deixe de avisar ao professor ou seu orientador físico. Fique atento aos sinais do seu organismo e respeite os seus limites.

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