Mais
×

Como evitar que as pontas do seu tapete enrolem

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você é um pouco estabanado, pontas enroladas nos tapetes podem acabar levando-o para o pronto socorro. Elas também são tão feias quanto os machucados que você vai ter ao tropeçar nelas. Com apenas alguns minutos e um pouco de dinheiro, você pode endireitar as coisas e manter seus tapetes totalmente apoiados no chão, onde eles devem ficar. Faça um favor às enfermeiras da emergência e abaixe as pontas dos seus tapetes.

Enrole seu tapete e aproveite para limpar o chão (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Preparando o tapete e o piso

Você precisa de um tapete e um piso limpos antes de lidar com os problemas nas pontas. Varra seu tapete completamente para remover toda a poeira, fiapos e outras sujeiras. Em seguida, enrole o tapete e limpe e seque bem o chão. Se você tiver um tapete pequeno, leve-o para fora e sacuda bem. Se for limpar a vapor, veja se o tapete está completamente seco antes de continuar.

Reparando os danos

Sua próxima tarefa é corrigir as pontas enroladas do tapete. Ligue o ferro na temperatura mais quente e espere aquecer. Dobre uma toalha branca limpa ao meio e coloque-a sobre a ponta enrolada. Se você não usar uma toalha, pode derreter seu tapete. Passe o ferro por cima da toalha por 15 a 20 segundos, aplicando um pouco de pressão. Levante o ferro e a toalha e verifique se há ondulação ou danos. Repita até que o tapete fique reto e depois passe para a próxima ponta.

Impedindo que as pontas enrolem

Fitas antiderrapantes são feitas especialmente para evitar que os tapetes enrolem e se movam. Elas têm um revestimento adesivo em ambos os lados, aderindo ao tapete e ao chão. Aplique ao menos 15 cm de fita ao longo das bordas do seu tapete. A fita deve se sobrepor nos cantos. Depois de colocar a fita no lugar, pressione o tapete no chão. Ande sobre ele ou coloque um livro pesado em cima por alguns minutos para prender bem a fita. Repita em todos os quatro cantos.

Prevenindo o problema

Impedir que seu tapete se movimente vai ajudar a evitar pontas enroladas e outros danos. Colocar um tapete antiderrapante por baixo é uma solução simples para este problema. Meça o seu tapete e corte o antiderrapante cerca de 2 a 5 centímetros menor do que o seu tapete em todos os lados. Coloque-o no chão e depois coloque o tapete por cima. Alise o tapete com as mãos ou ande sobre ele para garantir que o antiderrapante não ficou amassado ou dobrado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article