Mais
×

Como evitar que ralos de pia cheirem mal

Gorduras e alimentos que podem causar mal cheiro estão sempre indo pelo ralo abaixo, o que pode resultar na proliferação de bactérias, causando odores ruins. Se deixados sem supervisão, esses restos de comida e gordura podem entupir seu ralo. Evite que este local libere maus odores com limpeza e manutenção regulares. Embora você possa adquirir produtos comerciais para limpar e refrescar seu ralo, eles geralmente são cheios de química e não funcionam tão bem.

Instruções

O ralo de uma pia limpa não possui mal cheiro e funciona normalmente (water in a sink image by terex from Fotolia.com)
  1. Salpique uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo, deixando agir por 30 minutos para absorver os maus odores.

  2. Adicione uma xícara de vinagre branco no ralo. Deixe que a combinação de ingredientes espume no local e aja por 20 minutos. A reação química entre o vinagre e o bicarbonato quebra a gordura, resíduos e bactérias que estão causando o mal cheiro para que possam ser lavadas.

  3. Aqueça 1 L de água até ficar quente, mas não fervendo. Despeje ralo abaixo para remover os entulhos e gordura descolados do ralo, assim como para enxaguar o vinagre e o bicarbonato.

  4. Despeje 1/4 de xícara de suco de limão no ralo a cada 1 ou 2 semanas, dependendo da frequência com a qual usa a pia. Isso manterá o ralo perfumado, ajudando na remoção de gordura e acúmulos de sabão.

    O suco de limão é um perfumador natural (Lemon juice image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Dicas

  • Se a sua pia possui um triturador de lixo, jogue algumas fatias de limão nele a cada duas semanas para evitar que seu ralo tenha mal cheiro.
  • Um ralo pode cheirar mal devido a mofo e bolor. Despeje vinagre branco puro no local para tratar este problema.

Coisas Necessárias

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de vinagre branco
  • 1/4 de xícara de suco de limão
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article