Evite queimaduras no São João

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Evite queimaduras no São João
Os fogos de São João são um espetáculo bonito, mas é preciso cuidado para evitar acidentes e queimaduras (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

São João é uma época de muita festa, alegria e descontração em muitas regiões do país. Do início do mês de junho até as primeiras semanas de julho, o Brasil comemora a festa junina. Mas infelizmente, durante esse período do ano, o Corpo de Bombeiros registra um aumento significativo no número de acidentes envolvendo fogos de artifício e balões de São João, que apesar de proibidos ainda são utilizados de forma clandestina. Mais do que nunca, é preciso ficar atento para evitar queimaduras e incêndios. Confira as principais medidas para evitar acidentes e aproveitar o arraial de forma saudável.

Outras pessoas estão lendo

Escolha o tipo mais seguro de rojão

Os fogos e rojões precisam ser manuseados com muito cuidado. Prefira os rojões que vêm com o cano e a base prontas para prender no chão. Dessa forma, basta acender o pavio e manter distância para que o rojão seja expelido direto para o alto. É uma solução mais segura do que os fogos que devem ser erguidos manualmente. Na hora de acender, é preciso manter as pessoas ao redor à uma distância segura. Crianças devem ser afastadas e proibidas de manusear quaisquer tipos de rojão, fogos de artifício, pólvora ou fogo. Lembre-se: todo cuidado é pouco.

Evite queimaduras no São João
É preciso ficar atento aos perigos de soltar rojões (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Atenção com a data de validade e local

Fique atento na hora de comprar fogos de artifício e rojões. É comum que algumas empresas estoquem rojões velhos e fora da data de validade para vendê-los durante a festa junina, quando a procura aumenta substancialmente. Fique ligado na data de vencimento dos rojões e jamais acenda um fogo de artifício vencido. Outra dica é nunca acender novamente um rojão que tenha falhado. Fogos que falham são os campeões em causar acidentes sérios. É importante tomar cuidado quanto ao lugar onde se vai soltar os fogos, pois os rojões podem atingir instalações elétricas ou torres de distribuição de energia e ocasionar incêndios de grandes proporções.

Evite queimaduras no São João
Atenção para a data de vencimento dos rojões (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Acendendo a fogueira

São João sem a tradicional fogueira não é São João, certo? Por isso mesmo é preciso cuidado redobrado na hora de preparar a fogueira típica que vai aquecer as frias noites do mês de junho. Muitos casos de queimaduras sérias acontecem na hora de acender a fogueira. Um dos métodos mais confiáveis é preparar a lenha no centro e usar uma latinha com uma estopa dentro para acender o fogo. O combustível vai no interior da lata, junto com a estopa (ou um pano qualquer). Com o artefato no meio da fogueira, basta acendê-lo e esperar o fogo pegar no restante da lenha.

Evite queimaduras no São João
Verifique os cuidados de segurança na hora de acender a fogueira de São João (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Aliviando a queimadura

Se não foi possível prevenir um acidente, é importante cuidar para não aumentar a gravidade da queimadura. Para isso, não use materiais como pasta de dente, borra de café ou óleo no local da queimadura. O senso comum, nesse caso, não se aplica para o alívio da dor. Em vez disso, esfrie a região com água corrente. Depois, cubra com um pano limpo. Se houver algum tipo de sangramento, elevar o braço por alguns segundos ajuda a estancar a hemorragia. Fundamental é procurar atendimento médico imediato e acionar o Corpo de Bombeiros.

Evite queimaduras no São João
Todo cuidado é pouco para evitar queimaduras (Martin Poole/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível