Saúde

O que um exame positivo de cintilografia óssea significa?

Escrito por elise moore | Traduzido por agmar vitti
O que um exame positivo de cintilografia óssea significa?

A cintilografia óssea detecta anormalidades no metabolismo ósseo

Faust image by Nina Hergarten from Fotolia.com

A interpretação de resultados de exames em casos graves de doenças é uma experiência estressante para os pacientes. A cintilografia óssea é uma ferramenta de diagnóstico usada pelos médicos, e um exame empregado para várias doenças. Resultados positivos podem ter significados diversos.

Outras pessoas estão lendo

Doenças

Faust image by Nina Hergarten from Fotolia.com

A cintilografia óssea é usada para o diagnóstico de tumores, câncer nos ossos e osteomielite (infecção óssea). Ela é também usada para determinar se algum tipo de câncer, como o de mama, rim, pulmão, próstata e tireoide, se espalhou para os ossos. A cintilografia pode avaliar desordens no metabolismo, diagnosticar ou determinar a causa de uma dor óssea que não apresenta causa identificável e diagnosticar fraturas que não podem ser visualizadas em um raio-X comum -- como as fraturas em quadril, espinha e fraturas por estresse nos pés ou pernas.

Como funciona

Faust image by Nina Hergarten from Fotolia.com

De acordo com a MedlinePlus, em uma cintilografia, o material radioativo, chamado de "radiotraçador", é injetado em uma veia e viaja pela corrente sanguínea até os ossos e órgãos. A radiação emitida pela substância, à medida que esta se dissipa, é detectada pela câmera que escaneia lentamente o corpo e obtém imagens das áreas onde o radiotraçador se acumulou. A quantidade de radiação injetada na veia é muito pequena e não apresenta riscos maiores do que aqueles apresentados por um raio-X convencional.

Tipos de resultados

Faust image by Nina Hergarten from Fotolia.com

Em uma cintilografia óssea normal, as imagens mostram que o material radioativo foi distribuído de forma igual pelo corpo. Os médicos usam os termos "áreas quentes" para as áreas de maior acúmulo de material radioativo, e "áreas frias" para aquelas de menor acúmulo. As áreas quentes e frias aparecem em resultados anormais dos testes. As áreas de maior e menor acúmulo indicam um metabolismo ósseo anormal, de acordo com a Clínica Mayo. O metabolismo ósseo anormal, algumas vezes, é chamado de crescimento ósseo anormal.

O que significa

Faust image by Nina Hergarten from Fotolia.com

De acordo com o WebMD, áreas frias ou escuras, que não apresentam o traçador, podem indicar infarto ósseo (fornecimento sanguíneo anormal no osso) ou certos tipos de câncer. Áreas brilhantes ou quentes da cintilografia, nas quais houve maior acúmulo do traçador em certas áreas dos ossos, podem indicar artrite, câncer ósseo, uma fratura em recuperação, infecção (osteomielite) ou uma doença decorrente de metabolismo ósseo anormal, como o doença de Paget.

Considerações

Faust image by Nina Hergarten from Fotolia.com

É importante perceber que mesmo que o resultado de uma cintilografia seja positivo para uma certa doença, esse exame é usado para o diagnóstico de doenças juntamente com outros testes e informações clínicas. De acordo com a Clínica Mayo, as cintilografias são testes sensíveis ao metabolismo anormal, mas não são tão boas para se determinar a causa da anomalia. Os resultados da cintilografia são interpretados juntamente com os sintomas, os resultados de raio-X e o histórico médico. Além disso, outros testes, como a tomografia computadorizada (TC), a ressonância magnética, exames de sangue ou a biópsia podem ser necessários para se estabelecer um diagnóstico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media