Mais
×

Como fazer um exame de próstata

Atualizada December 15, 2016

Se você é um homem acima de 50 anos, o exame de próstata é uma parte regular de seus exames médicos de rotina. Seu médico pode, ainda, sugerir que você faça um se você estiver apresentando sintomas de câncer, infecção ou aumento de próstata. O exame é simples e, geralmente, é o primeiro sinal de que esteja ocorrendo algo de errado com a saúde de sua próstata. O exame de próstata (também chamado de exame digital retal, ou DRE) pode ser feito rapidamente, com um desconforto relativamente pequeno.

Instruções

Luvas esterilizadas são fundamentais para a não contaminação do paciente e do médico (latex gloves image by Wendy Lea Morgan from Fotolia.com)
  1. Explique o procedimento ao paciente. Nem todos percebem que você deve inserir um dedo em seus retos para examinar suas próstatas. Deixe-os conscientes de que haverá um pequeno desconforto, mas que passará logo. Lembre-os de que você estará movimentando seu dedo enquanto estiver examinando.

  2. Coloque uma luva de látex esterilizada na mão que você planeja usar. Use um lubrificante no dedo que você usará e coloque um pouco na abertura anal do paciente.

  3. Avise o paciente de que você irá começar. Alguns médicos contam até três, enquanto outros somente dão o aviso. Ambos os modos são bons. Lentamente, insira seu dedo na abertura anal, em um ângulo para baixo. Espere até que os músculos tenham relaxado ao redor de seu dedo.

  4. Examine a próstata, que estará localizada junto à parede anterior do ânus. Mova seu dedo em um movimento circular para ter uma noção do tamanho, formato e consistência da glândula.

  5. Lentamente remova seu dedo da abertura anal. Se você estiver realizando um exame retal também, você pode guardar a luva para avaliação fecal. Do contrário, descarte a luva.

Dicas

  • Falar o que você está fazendo, explicar o que e o porquê de estar fazendo ajuda no nível de conforto do paciente.

Avisos

  • Embora certamente seja possível para qualquer um fazer um exame de próstata, ele deve ser realizado por um profissional da saúde. Para saber como uma próstata saudável se parece e ser capaz de interpretar os resultados, você deve ter tido um treinamento médico. Senão, o exame não terá valor diagnóstico.

Coisas Necessárias

  • Uma luva de látex esterilizada
  • Lubrificante
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article