Saúde

O que é um exame de sangue SGPT?

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por wanderson david
O que é um exame de sangue SGPT?

Exame de sangue

drawing blood image by Pix by Marti from Fotolia.com

Um exame de sangue SGPT é um exame utilizado para medir a quantidade de "enzima glutamato piruvato transaminase" (GPT) no sangue.

Outras pessoas estão lendo

Importância do exame de sangue TGP

Essa enzima é encontrada em células do coração, rins, músculos e pâncreas, em pequenas quantidades, mas está mais concentrada no fígado. Esse teste às vezes é chamado de ALT. Você pode ouvir o seu médico se referir a isso como sendo um estudo de função do fígado, onde também é combinado com vários outros testes, todos que testam se o fígado está funcionando bem.

Benefícios do exame de sangue SGPT

Um exame SGPT é feito para ver se o fígado está doente ou danificado. Embora normalmente exista um nível baixo de GPT no sangue, na presença de certas doenças, como cirrose e hepatite, esse nível vai aumentar bastante. O uso de certos medicamentos, como as estatinas para baixar o colesterol, também podem irritar o fígado fazendo a GPT ser emitida. É por isso que os médicos verificam com cuidado as funções do fígado sempre quando se está sob o efeito de certos tipos de drogas. A detecção precoce de altos níveis de GPT permite que o médico saiba quando deve diminuir ou eliminar o uso de certas drogas para prevenir os danos permanentes para o fígado.

Características do exame de laboratório SGPT

Os resultados normais do SGPT podem variar de um laboratório para outro. O laboratório que realiza o exame SGPT imprimirá seus valores normais no relatório do laboratório. A maioria dos laboratórios considera um nível de GPT de zero a 30 unidades por litro. O nível de GPT pode ser elevado consideravelmente se você beber muito álcool, ou se tiver mononucleose, lesão ou doença hepática crônica, cálculos biliares ou doença da vesícula biliar ou determinados tipos de câncer. Não há condições médicas conhecidas para levar a pessoa a ter um nível de GPT muito baixo.

Outros exames

Se o exame TGP está extremamente elevado, o médico pode solicitar que realize uma ultrassonografia no fígado. Isso vai determinar se há um fator de doença latente e vai ajudar o médico a decidir o que fazer para diminuir esse nível de GPT. Se o nível de aumento de GPT é causado pela utilização de uma droga, a interrupção do uso da droga ou a substituição por um outro medicamento normalmente vai fazer com que o nível diminua até o limite normal. Se os níveis elevados de GPT são causados ​​por outros problemas com o fígado ou vesícula biliar, o médico provavelmente irá encaminhá-lo para um especialista, como um gastroenterologista, para outra avaliação.

Considerações do exame de sangue SGPT

O exame de sangue SGPT é realizado em soro sanguíneo. O sangue é colhido de uma veia e centrifugado numa centrífuga com o intuito de separar o soro das células. Não é necessária nenhuma preparação especial para o exame, no entanto, não realize exercícios extenuantes imediatamente antes do exame. Você também deve evitar tomar ervas, como a equinácea e a valeriana, visto que elas podem afetar os resultados do SGPT. Se tiver um resultado anormal no exame, provavelmente vai ser convidado a fazê-lo novamente para garantir que o primeiro teste foi preciso.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media