O que é o exame TAC?

Escrito por nicole harms | Traduzido por agatha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o exame TAC?
Máquina TAC (Nithin Rao: Wikimedia.org)

Se o seu médico te ordenou um exame TAC, você está enfrentando um dos procedimentos de diagnósticos mais comuns da medicina moderna. Tomografias computadorizadas, como são corretamente chamadas, são exames médicos que não causam dor, não são invasivos e permitem que os médicos vejam o interior do corpo do paciente com mais clareza do que com um raio-x tradicional.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo as TAC's

Uma TC - as letras significam "tomografia computadorizada" - é um exame de diagnóstico médico que combina raios-x e tecnologia computadorizada para produzir imagens transversais da parte interna do corpo. A área a ser estudada no exame pode ser um órgão, vasos sanguíneos, tecidos moles ou ossos. Médicos usam a tecnologia TC quando eles precisam de mais detalhes do que os oferecidos por um raio-x tradicional. Eles usam as imagens para diagnosticar e prescrever o tratamento para doenças e lesões.

Usos

Os médicos frequentemente escolhem a tomografia computadorizada para diagnosticar o câncer, especialmente os de pulmão, fígado e pâncreas. Os exames permitem que o médico localize e meça o câncer com muita precisão. Eles também usam esses exames para estudar o tórax, abdômen e a pelve com algum problema. Lesões no esqueleto ou na coluna, que não aparecem com clareza no raio-x, são mostradas na tomografia computadorizada. Como a TC pode mostrar também os vasos sanguíneos detalhadamente, os médicos usam esse exame para detectar e diagnosticar alguns tipos de doenças vasculares.

O procedimento

Quando fizer uma tomografia computadorizada, você irá se reclinar na mesa do exame e o técnico usará travesseiros ou cintas para ajudar a manter seu corpo na posição correta durante o procedimento. Você precisará se manter estática durante o exame. Às vezes, algum material de contraste é usado para mostrar o aparelho digestivo ou as suas veias e artérias. Ele é administrado por via oral, venosa ou por enema. A máquina se parece com uma grande caixa com um furo no meio. A mesa se move para que o scanner possa enviar os raios-x para a área exata do seu corpo. Em geral, uma tomografia computadorizada dura em torno de 30 minutos.

Tomografias computadorizadas vs raios-X tradicionais

A tomografia computadorizada é diferente de um raio-x tradicional, pois nela inúmeros feixes de raios-x são enviados para dentro do corpo, enquanto que nos raios-x, detectores eletrônicos giram em torno do corpo, medindo a quantidade de radiação que ele absorve. Além disso, o movimento da mesa através do scanner cria um caminho de espiral para os feixes de raios-x, o que permite que o computador crie imagens bidimensionais e transversais. Tradicionais raios-x enviam feixes de raios-x através do corpo sobre uma película fotográfica ou numa placa do outro lado. Isso produz uma imagem unidimensional do corpo, que mostra os ossos, tecidos moles e o fluido de ar em vários tons de preto, branco e cinza.

Riscos e benefícios

TC envolve radiação, e a exposição excessiva a mesma pode aumentar o risco de câncer. A radiação não causa defeitos congênitos em bebês no ventre materno, mas mesmo assim as mulheres grávidas não devem fazer TC sem consultar os seus obstetras. As reações alérgicas aos materiais de contraste utilizados em algumas tomografias podem ocorrer. As mães que amamentam precisam esperar 24 horas após terem recebido materiais de contraste antes de voltar a amamentar. Alguns benefícios da tomografia computadorizada incluem as possibilidades dos médicos examinarem de uma forma não invasiva, indolor e diagnosticarem diversas doenças. Os resultados das tomografias computadorizadas são recebidos rapidamente, tornando-os ideais para diagnósticos de emergência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível