Exame de ultrassom para determinar a idade gestacional

Escrito por janet hill | Traduzido por fabiana silva
Exame de ultrassom para determinar a idade gestacional

Estabelecer o período preciso da gestação é essencial durante o tratamento pré-natal

Waiting image by Kristin Skipper from Fotolia.com

Um teste de gravidez positivo marca o início do período de exames de pré-natal, que culmina com o nascimento de um bebê. Uma das primeiras coisas que o seu médico obstetra precisará estabelecer é a data provável do nascimento do bebê. Ter uma estimativa precisa dessa data é essencial para prevenir um parto prematuro e os efeitos adversos decorrentes dele. Também faz com que seja possível monitorar o desenvolvimento, a fim de confirmar se o feto atinge as principais etapas de crescimento dentro dos períodos de tempos esperados. A ultrassonografia é um exame de imagem não invasivo e é fundamental para determinar essa data.

Outras pessoas estão lendo

Métodos

Uma maneira de determinar a "idade" da gravidez, ou seja, a idade gestacional, é contar o número de dias decorridos desde o último período menstrual da mulher. Medir por ultrassonografia a distância entre o topo da cabeça do feto e o promontório das nádegas (bumbum) é o método mais preciso. Esse exame utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar uma imagem do corpo. Quando o feto é visualizado pelo ultrassom, o técnico pode medir o comprimento entre a cabeça e a nádega e determinar a idade gestacional dentro de quatro ou cinco dias. Por exemplo, um comprimento de cabeça-nádega de 18 mm equivale a uma idade gestacional de pouco mais de oito semanas.

Prazo

A medida entre a cabeça e a nádega é realizada durante o primeiro trimestre, porque nesse período há menos variabilidade entre os fetos. Nos trimestres posteriores, a gravidez progride em ritmos diferentes, então seria mais difícil vincular essa medida a uma determinada idade gestacional.

Requisitos

O técnico de ultrassom deve medir o comprimento entre a cabeça e a nádega quando o feto está na posição de repouso. Nessa posição, existe uma curva natural entre o topo da cabeça e o bumbum e o feto assume todo o seu tamanho. Se ele estiver flexionado durante a medição, essa curva fica menor ou endireita, resultando em uma avaliação imprecisa.

Ferramentas

O técnico visualiza o feto usando uma sonda chamada transdutor para obter imagens através do abdômen (ultrassom transabdominal) ou da vagina (ultrassom transvaginal). O transdutor transvaginal geralmente produz uma resolução maior, mas ambos os métodos de visualização são adequados para a medição do comprimento cabeça-nádega.

Riscos

A ultrassonografia é um procedimento não invasivo. Isso significa que não prejudica a saúde da grávida ou do feto. No entanto, a maioria dos médicos obstetras tenta limitar o número de procedimentos realizados, porque os efeitos causados na saúde resultantes de exames de imagem frequentes ainda não foram estabelecidos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media