Como usar o Excel para fazer um gráfico de Curva de Possibilidade de Produção (CPP)

Escrito por shane hall | Traduzido por aline kachel araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o Excel para fazer um gráfico de Curva de Possibilidade de Produção (CPP)
Use a Curva de Possibilidade de Produção para estudar uma economia (calculatrice et graphique image by richard villalon from Fotolia.com)

Uma Curva de Possibilidade de Produção (também chamada de Fronteiras de Possibilidade de Produção) ilustra as combinações possíveis de bens que uma economia pode produzir, submetida a restrições de recursos. O gráfico também pode mostrar se uma sociedade está usando toda sua capacidade produtiva ou não. Ela ilustra os princípios econômicos de trade-off (direcionar recursos de produção para produzir mais de um bem implica em produzir menos de um segundo bem) e escassez (os fatores de produção não são infinitos). Esse diagrama econômico pode ser feito com o popular programa de planilhas eletrônicas, o Microsoft Office Excel.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra uma planilha em branco do Excel, que será usada para inserir os seus dados de produção. A Curva de Possibilidade de Produção vai ilustrar as combinações de quaisquer dois bens que uma economia hipotética pode produzir. Economias de verdade, obviamente, produzem um grande número de bens, mas o gráfico simplifica questões econômicas representando assuntos como escassez e trade-offs na produção entre dois bens.

  2. 2

    Insira os valores de dados da sua produção usando a coluna A da sua planilha para representar um bem e a coluna B para representar o outro. Neste exemplo, vamos supor que sua economia hipotética produza pizza e vinho. Qualquer economia - hipotética ou real - pode produzir um número limitado de bens porque seus fatores de produção - terra, trabalho e capital - são finitos. Suponha que sua economia hipotética, usando toda a sua capacidade de produção, possa produzir um máximo de 50 vinhos, 100 pizzas ou alguma outra combinação dos dois.

  3. 3

    Selecione todos os valores de sua planilha clicando e arrastando o mouse através das colunas A e B que contém as quantidades de pizza (coluna A) e vinho (coluna B) que sua economia hipotética pode produzir.

  4. 4

    Abra o assistente de gráficos do Excel clicando no ícone que parece um pequeno gráfico de barras. Esse ícone fica na barra de ferramentas na parte de cima da sua planilha de Excel. Depois que o assistente de gráficos estiver aberto, selecione Dispersão XY no menu de "Tipo de gráfico". Clique em "Próximo", e os dados que você selecionou para o gráfico serão exibidos. Clique mais uma vez em "Próximo".

  5. 5

    Insira um título para o gráfico e nomeie os eixos X e Y do seu gráfico. Os valores da coluna A correspondem ao eixo X (horizontal) e os valores da coluna B correspondem ao eixo vertical Y. Então coloque "Pizza" como nome do seu eixo X e "Vinho" do seu eixo Y. Então clique em "Próximo". Você precisa decidir se quer ou não que seu gráfico pronto seja exibido em uma nova planilha no arquivo Excel ou na mesma página na qual você inseriu os valores nas colunas A e B. Depois de clicar em sua escolha, clique em "Finalizar". Seu gráfico de Curva de Possibilidade de Produção completo aparecerá na planilha que você selecionou.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível