Entrada de variáveis de formulário VBA no Excel

Escrito por darrin koltow | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Entrada de variáveis de formulário VBA no Excel
Use código do VBA para armazenar valores em variáveis e exibi-los (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ler ou criar variáveis no Excel com formulários de usuário VBA envolve digitar sentenças que leiam a propriedade "Names" do livro atual. Essa propriedade é uma coleção que o VBA mantém com todos os nomes que os usuários do Excel definem dentro da caixa "Nome" do programa, à esquerda da barra de fórmulas. A função "Add" da coleção "Names" permite aos programadores do VBA criar nomes novos.

Outras pessoas estão lendo

Crie o formulário do usuário

Para permitir que os usuários digitem a entrada a partir da qual o seu programa do VBA poderá criar variáveis do Excel, crie um projeto com um formulário do usuário. Esse formulário criará uma variável com um nome solicitado ao usuário, ou o lerá a partir de outra variável existente.

Comece criando o formulário. Abra o ambiente de programação do VBA no Excel pressionando "Alt" e "F11" ao mesmo tempo. Clique no elemento "Userform" (Formulário) do menu "Insert" (Inserir) para criar o formulário. Arraste dois controles "textbox" (caixa de texto) do painel "Toolbox" (caixa de ferramentas) para dentro do formulário. Um deles exibirá o nome da variável, e o outro exibirá o valor da mesma.

Arraste dois botões para o formulário. O primeiro permitirá ao usuário criar uma nova variável, mas o segundo lerá uma existente. Clique duas vezes no primeiro botão para acessar a janela de programação. As sentenças do VBA que você digitar dentro desta janela lhe permitirão criar e ler as variáveis digitadas pelo usuário.

Valor do textbox

Para determinar o valor da variável que o usuário quer criar ou ler, leia a propriedade "Value" (Valor) do objeto "textbox". As sentenças do VBA abaixo colocarão nas variáveis "varName" e "varValue" os valores da propriedade "Value" de duas caixas de texto diferentes.

varName = textbox1.value varValue = textbox2.value

Método Add

Para criar uma variável (em vez de ler uma existente), use o método "Add" da coleção "Names" do livro de trabalho atual. O termo "método" significa "função". O método "Add" precisará de apenas dois argumentos para criar um nome. O código de exemplo abaixo cria uma variável no Excel:

ActiveWorkbook.Names.Add Name:=varName, RefersToR1C1:=varValue

Ler variáveis

Para ler uma variável existente em um formulário do usuário, localize-a pelo nome dentro da coleção "Names". A sentença do VBA abaixo exibirá uma caixa de mensagens que indicará o valor da variável "varName", a qual pode guardar o nome que um usuário digitou em uma caixa de texto de um formulário.

MsgBox ActiveWorkbook.Names(varName)

Execute o programa

O código abaixo é um programa do VBA que criará e lerá variáveis do Excel usando a entrada de um formulário VBA. Após colar o código, teste o formulário pressionando "F5". Digite um nome de variável e um valor para a mesma nas caixas correspondentes e clique no primeiro botão que você inseriu no formulário. O VBA criará uma nova variável com os valores especificados. Clique no segundo botão para exibir o valor da variável.

Private Sub CommandButton1_Click() Dim t t = "=" & TextBox2.Value ActiveWorkbook.Names.Add Name:=TextBox1.Value, RefersToR1C1:=t End Sub

Private Sub CommandButton2_Click() Dim t t = TextBox2.Value MsgBox ActiveWorkbook.Names(t) End Sub

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível