Como executar uma análise fatorial no SPSS

Escrito por shane hall | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como executar uma análise fatorial no SPSS
Execute uma análise fatorial em SPSS (Comstock/Comstock/Getty Images)

A análise de fator reduz e analisa grandes conjuntos de dados para identificar os fatores subjacentes e avaliar a sua influência sobre um conjunto de variáveis ​​medidas. Os pesquisadores costumam usar análise de fator para determinar que fatores não medidos influenciam nas respostas a um conjunto de questões. Esse procedimento complexo exige o uso de um software estatístico especializado, tal como o SPSS. O SPSS, de propriedade da IBM, leva o usuário através de uma série de passos simples necessários para concluir as duas etapas de análise fatorial: extração e rotação fatorial.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador com software SPSS instalado
  • Dados

Lista completaMinimizar

Instruções

    Extração fatorial

  1. 1

    Abra o arquivo de dados SPSS que você deseja analisar. Em seguida, clique em "Analyze" na barra de menu na parte superior da planilha SPSS. Um menu suspenso irá se abrir com uma série de ferramentas e procedimentos de análise de dados. Selecione a opção "Data Reduction" ou "Dimension Reduction", dependendo da sua versão do SPSS. Em seguida, selecione "Factor Analysis", que abre uma caixa de diálogo da análise de fator.

  2. 2

    Selecione as variáveis ​​que você deseja incluir em sua análise fatorial, escolhendo o nome da variável e clicando na seta, que move a variável em uma caixa intitulada "Variáveis​​".

  3. 3

    Clique em "Extraction" na caixa de diálogo da análise de fator no SPSS. Isso irá abrir uma caixa de diálogo de extração, o que indica que o SPSS irá executar uma análise fatorial por componentes principais, extraindo valores próprios maiores que um e exibindo uma solução fatorial não rotacionada. Clique em "Continue" para retornar à caixa de diálogo da análise de fator.

  4. 4

    Clique em "OK" na caixa de diálogo da análise de fator. O SPSS irá executar o procedimento de extração fatorial, exibindo os resultados em um arquivo de saída. Você pode ver os resultados antes de prosseguir para a fase de rotação fatorial.

    Rotação fatorial

  1. 1

    Clique em "Analyze" e, em seguida, selecione "Data Reduction" ou "Dimension Reduction" seguido por "Factor Analysis". Isso abrirá a caixa de diálogo da análise fatorial, que deverá apresentar as variáveis ​​analisadas na etapa de extração fatorial.

  2. 2

    Clique em "Extraction" e, na caixa de diálogo de extração sob a opção Extract, selecione a opção "Number of Factors" e, em seguida, digite o número de fatores a rotacionar. Na análise fatorial, a orientação geral é selecionar o número de fatores igual ao número de valores próprios com valores superiores a um. Verifique os resultados da extração fatorial em seu arquivo de saída SPSS para ver quantos valores próprios são superiores a um. Após escolher o número de fatores, clique em "Continue" para voltar à caixa de diálogo da análise fatorial.

  3. 3

    Clique em "Rotation", que abre uma caixa de diálogo de rotação fatorial. Nessa caixa, escolha o tipo de método de rotação desejado. Na maioria dos casos, selecionar Varimax é a melhor opção. Esse procedimento irá analisar as variáveis​ contando as correlações existentes entre as variáveis ​​e os fatores subjacentes.

  4. 4

    Veja e interprete os resultados da sua análise no arquivo de saída do SPSS.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível