Como executar um arquivo "EXE" com VBScript

Escrito por kevin lee | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como executar um arquivo "EXE" com VBScript
Use o comando "Run" para executar arquivos EXE a partir do VBScript (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

VBScript, um subconjunto do Visual Basic, é uma linguagem de programação gratuita que qualquer pessoa pode usar para criar aplicativos úteis no Windows. Ao adicionar apenas algumas sentenças a um arquivo de texto ".vbs", você poderá escrever em arquivos de texto e até lançar aplicativos EXE utilizando o comando "Run". Esse comando é útil quando para criar atalhos para programas usados frequentemente. Os desenvolvedores também podem usar o comando "Run" dentro de aplicativos do VBScript mais complexos para iniciar programas internos, quando preciso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Bloco de Notas e cole o seguinte código em um novo documento:

    Set WshShell = WScript.CreateObject("WScript.Shell") Dim exeName Dim statusCode exeName = "%windir%\notepad" statusCode = WshShell.Run (exeName, 1, true) MsgBox("Fim do programa")

    Esse código do VBScript cria um objeto "Shell" na linha 1. Note o valor do "exeName". Essa variable gravará o nome do EXE que você executará. No exemplo, há o caminho para o Bloco de Notas; e para executar um programa chamado "MusicLab.exe" dentro do diretório principal do disco "C", a sentença se veria assim:

    exeName = "C:\MusicLab.exe"

    Deixe por enquanto o valor do "exeName" como está. A seguinte sentença executa o comando "Run", que abre o EXE especificado na variável "exeName". O segundo parâmetro informa ao VBScript como deve aparecer a janela do EXE, ao abri-la; nesse exemplo, o "1" indica que deve ser exibida em uma janela normal. O último valor do comando "Run", "true", faz com que o programa do VBScript detenha a execução até que o EXE seja fechado. A sentença final exibirá uma caixa de mensagens, que permitirá saber que o VBScript finalizou.

  2. 2

    Clique no botão "Arquivo" do Bloco de Notas e em "Salvar como". A janela que aparecerá permitirá salvar o programa do VBScript.

  3. 3

    Digite um nome para o programa, como, por exemplo, "MeuScript", na caixa de texto "Nome do arquivo". Adicione ".vbs" ao final do nome. Digite, por exemplo, "MeuScript.vbs" (sem as aspas) e clique em "Salvar", para salvar o arquivo como um script do VBScript.

  4. 4

    Abra o Windows Explorer e localize o arquivo. Clique duas vezes nele. Você verá que o programa Bloco de Notas será aberto. O programa do VBScript será interrompido, pois você colocou o parâmetro "1" no comando "Run". Se houvesse colocado "0", o script continuaria.

  5. 5

    Feche o Bloco de Notas. O programa continuará executando e exibirá a mensagem "Fim do programa".

Dicas & Advertências

  • Em muitos casos, você não se importará com o estilo da janela do programa que executará. No exemplo, usou-se o "1", que ativa a janela e a exibe no modo normal. No entanto, pode-se utilizar o "2", que ativa a janela e a minimiza. Existem dez estilos de janela diferentes para indicar o modo de exibição. Para outras informações, procure em sites sobre o VBScript e o parâmetro "WindowStyle".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível