Como executar um gráfico de dispersão no Excel usando duas variáveis

Escrito por tamara runzel | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como executar um gráfico de dispersão no Excel usando duas variáveis
Um gráfico de dispersão ajuda a mostrar as relações entre duas variáveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Gráficos de dispersão são úteis em comparar números, especialmente pares de números, e exibir as relações entre os dados. No Excel, é possível criar um desses gráficos, também conhecidos como gráficos XY, usando duas variáveis, uma ao longo do eixo x e a outra ao longo do eixo y. O Excel combina os valores para os eixos e os exibe como pontos de dados individuais em intervalos irregulares ou aglomerados. Digite os dados no Excel e crie o gráfico de dispersão.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Crie um gráfico de dispersão

  1. 1

    Abra o Excel.

  2. 2

    Introduza os dados em duas colunas. A primeira delas representa o eixo x e a primeira variável; a segunda coluna representa o eixo y e a segunda variável. Use o exemplo de alguém medindo a temperatura exterior e a quantidade de água que foi consumida. Na célula superior esquerda (A1), digite “temperatura”. Na célula à direita da A1 (B1), digite “consumo de água”. Na célula A2, diretamente sob a A1, digite primeiramente a temperatura e em B2, diretamente à direita, insira quantos ml de água foram consumidos.

  3. 3

    Clique na célula A2 e arraste o mouse até a última célula que contenha a informação, mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse para selecionar as células com os dados que deseja incluir no gráfico de dispersão.

  4. 4

    Clique na guia "Inserir", no topo da janela, e escolha "Dispersão", na guia "Gráficos".

  5. 5

    Selecione o subtipo de gráfico que desejado para a informação. Os subtipos para os gráficos de dispersão incluem apenas marcadores, linhas suaves, linhas suaves e marcadores, linhas retas ou linhas retas e marcadores. Se rolar o mouse sobre cada subtipo de gráfico, o Excel dará informações sobre quando usar cada um. Sua dispersão é colocada automaticamente, como um gráfico incorporado na planilha atual.

  6. 6

    Clique no gráfico, para selecioná-lo, caso queira movê-lo para uma planilha separada. Selecione “Mover Gráfico”, no grupo “Local”, na guia “Design”.

  7. 7

    Clique onde deseja que o gráfico seja exibido, na caixa de diálogo “Escolha o local onde o gráfico deve ser posicionado”. Selecione “Nova planilha”, para exibir o gráfico de dispersão em uma nova folha. Clique em “Objeto em” e, em seguida, selecione uma planilha diferente para exibir o gráfico.

    Formate o gráfico

  1. 1

    Clique no gráfico para aplicar um layout predefinido.

  2. 2

    Clique na guia “Design” e escolha um layout na guia “Layout de Gráficos”. Clique na seta suspensa, no final dos layouts exibidos, para ver mais opções.

  3. 3

    Escolha um estilo na opção "Estilos de Gráficos", na guia "Design". Caso queira ver mais opções, clique na seta ao final dos gráficos exibidos.

  4. 4

    Clique em cada elemento, "Título do eixo", "Título do gráfico" e "Série 1" e digite o nome desejado em cada um deles.

  5. 5

    Clique no ícone do Microsoft Office, na área superior esquerda da tela, e selecione "Salvar como". Digite um nome para o arquivo e clique em "Salvar".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível