Mais
×

Como executar um gráfico de dispersão no Excel usando duas variáveis

Atualizado em 13 março, 2018

Gráficos de dispersão são úteis em comparar números, especialmente pares de números, e exibir as relações entre os dados. No Excel, é possível criar um desses gráficos, também conhecidos como gráficos XY, usando duas variáveis, uma ao longo do eixo x e a outra ao longo do eixo y. O Excel combina os valores para os eixos e os exibe como pontos de dados individuais em intervalos irregulares ou aglomerados. Digite os dados no Excel e crie o gráfico de dispersão.

Instruções

Um gráfico de dispersão ajuda a mostrar as relações entre duas variáveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Crie um gráfico de dispersão

  1. Abra o Excel.

  2. Introduza os dados em duas colunas. A primeira delas representa o eixo x e a primeira variável; a segunda coluna representa o eixo y e a segunda variável. Use o exemplo de alguém medindo a temperatura exterior e a quantidade de água que foi consumida. Na célula superior esquerda (A1), digite “temperatura”. Na célula à direita da A1 (B1), digite “consumo de água”. Na célula A2, diretamente sob a A1, digite primeiramente a temperatura e em B2, diretamente à direita, insira quantos ml de água foram consumidos.

  3. Clique na célula A2 e arraste o mouse até a última célula que contenha a informação, mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse para selecionar as células com os dados que deseja incluir no gráfico de dispersão.

  4. Clique na guia "Inserir", no topo da janela, e escolha "Dispersão", na guia "Gráficos".

  5. Selecione o subtipo de gráfico que desejado para a informação. Os subtipos para os gráficos de dispersão incluem apenas marcadores, linhas suaves, linhas suaves e marcadores, linhas retas ou linhas retas e marcadores. Se rolar o mouse sobre cada subtipo de gráfico, o Excel dará informações sobre quando usar cada um. Sua dispersão é colocada automaticamente, como um gráfico incorporado na planilha atual.

  6. Clique no gráfico, para selecioná-lo, caso queira movê-lo para uma planilha separada. Selecione “Mover Gráfico”, no grupo “Local”, na guia “Design”.

  7. Clique onde deseja que o gráfico seja exibido, na caixa de diálogo “Escolha o local onde o gráfico deve ser posicionado”. Selecione “Nova planilha”, para exibir o gráfico de dispersão em uma nova folha. Clique em “Objeto em” e, em seguida, selecione uma planilha diferente para exibir o gráfico.

    Formate o gráfico

  1. Clique no gráfico para aplicar um layout predefinido.

  2. Clique na guia “Design” e escolha um layout na guia “Layout de Gráficos”. Clique na seta suspensa, no final dos layouts exibidos, para ver mais opções.

  3. Escolha um estilo na opção "Estilos de Gráficos", na guia "Design". Caso queira ver mais opções, clique na seta ao final dos gráficos exibidos.

  4. Clique em cada elemento, "Título do eixo", "Título do gráfico" e "Série 1" e digite o nome desejado em cada um deles.

  5. Clique no ícone do Microsoft Office, na área superior esquerda da tela, e selecione "Salvar como". Digite um nome para o arquivo e clique em "Salvar".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article