Exemplo escrito de metas para desenvolvimento de carreira

Escrito por colleen reinhart | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplo escrito de metas para desenvolvimento de carreira
As metas conectam seus esforços com a progressão de sua carreira no futuro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ter metas a longo prazo ajuda a estabelecer prioridades que lhe levarão ao lugar ideal em sua carreira: você provavelmente se sentirá mais satisfeito em seu trabalho se vir como ele contribui para o seu desenvolvimento profissional a longo prazo. Não se apegue à ideia de outra pessoa do que é uma meta razoável: estabeleça objetivos que o deixarão excitado em relação a seu futuro profissional, mesmo que eles sejam um pouco não-ortodoxos.

Outras pessoas estão lendo

As metas não precisam visar o topo

As pessoas geralmente visualizam promoções em seu campo de trabalho ao escrever as metas de carreira, mas visar o topo não é a melhor abordagem para todos. Talvez você goste tanto de sua atual posição que uma mudança lateral faça mais sentido -- explore áreas relacionadas para aprimorar suas especialidades sem mudar seu cargo. A Universidade Dalhousie sugere que há cinco tipos de movimentações de carreira: para cima, transversal, para baixo, enriquecimento e para fora. Embora metas direcionadas "para cima" enfatizem as promoções e metas "transversais" ajudem a obter habilidades, conhecimentos e perspectivas dentro de sua função atual, objetivos "para baixo" são mudanças de carreira planejadas. Talvez você esteja cansado de trabalhar em um escritório e queira começar a ensinar, por exemplo. Metas de enriquecimento envolvem assumir mais responsabilidades, mudar suas práticas e unir-se a comitês; metas "para fora" são planos para mudar de organização ou começar seu próprio negócio.

Desenhando seu mapa

Segundo Dayanand Allapur, chefe de Recursos Humanos no Tesco Hindustan Service Centre, as metas são como destinos. Sua meta deve descrever a jornada, incluindo a rota e o veículo que você utilizará, o custo de seu "combustível" e o tempo que levará para chegar. Estabeleça metas realistas e mensuráveis: será mais difícil observar as melhoras que deseja se você apenas escrever que "trabalhará mais" em seu projeto paralelo; em vez disso, escreva que conseguirá dois novos clientes dentro de um ano através de anúncios e contatos. Você acaba de descrever o destino, o tempo e os veículos, incluindo anúncios e publicidade. Para tornar sua meta realmente eficaz, planeje pontos com os quais possa monitorar seu progresso e mapear a rota que está tomando. Considere também os custos: quanto custarão os anúncios? Que investimento fará com seu tempo?

Esforce-se, mas não demais

A revista Forbes alerta que estabelecer metas pode ser prejudicial quando as pessoas as levam longe demais, como ao adentrar território ilegal ou eticamente questionável. É bom ser comprometido com seus objetivos, mas a necessidade de alcançá-los não deve levá-lo a práticas questionáveis. Se você está preocupado quanto a cair nessa armadilha, assine um contrato comprometendo-se a fazer decisões éticas. Compartilhe a ideia com seu chefe e seus colegas.

Exemplos de metas de carreira

Lembre-se da analogia do mapa ao escrever suas próprias metas. Você pode planejar o período de um ano ou mais. O site Next Chapter New Life sugere estabelecer metas com prazo de dois a três anos. Talvez você possa fazer das suas metas anuais uma parte de seu planejamento a longo prazo. As seguintes afirmativas são exemplos de metas consistentes: "Quero gerar 10% a mais de rendimento em meu pequeno negócio dentro de seis meses ao atrair mais clientes. Farei isso produzindo uma newsletter, estabelecendo uma presença nas mídias sociais e anunciando no rádio. Esses anúncios devem custar cerca de mil reais. Para alcançar meu objetivo, precisarei gastar cinco horas a mais por semana durante os próximos três meses, trabalhando nos anúncios". Para uma meta de mudança de carreira: "Quero sair de uma carreira na publicidade e conseguir um trabalho em vendas dentro do próximo ano. Frequentarei eventos para formar uma rede de contatos, encontrarei gerentes de vendas dentro do próximo mês para perguntar sobre oportunidades internas e gastarei quatro horas por semana preparando currículos e me candidatando a posições externas".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível