Exemplos de análise de mercado-alvo

Escrito por sam ashe-edmunds | Traduzido por contributing writer
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Exemplos de análise de mercado-alvo
Analise o mercado-alvo e melhore seus negócios (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

A análise de mercado-alvo se concentra em torno do reconhecimento de que um mercado de massa é composto de grupos distintos com diferentes perfis demográficos e psicográficos. Um programa para atingir esses segmentos deve não só entender como também tirar proveito das diferenças do grupo e usá-las estrategicamente no marketing.

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Análise demográfica de mercado

Sexo, idade, etnia, geografia e renda são todos critérios da segmentação de mercado baseados na demografia. O primeiro recurso que deve ser consultado ao se fazer uma análise de um grupo-alvo é o censo demográfico. O governo faz uma pesquisa detalhada e minuciosa sobre todos os grupos que compõem o país. Essas informações são coletadas pelo governo em intervalos constantes de tempo, são então divididas para gerar diversos tipos de relatórios relacionados à quase todos os aspectos da vida do consumidor, desde nascimentos, óbitos e geografia até o tamanho e crescimento projetado de certos grupos, tais como afro-americanos, latinos e asiáticos. Dependendo da natureza especifica dos negócios e os objetivos de crescimento dos mesmos, definir um ou mais segmentos de consumidor-alvo é uma forma de marketing eficiente e eficaz.

Estudo de caso

A companhia americana de alimentos Goya, por exemplo, negocia produtos amplamente comprados por latinos. A Goya poderia usar a informação encontrada no censo demográfico para determinar a localização geográfica da maioria dos latinos nos EUA. A empresa poder descobrir nos dados do censo que os latinos possuem famílias geralmente maiores que a população em geral, então a propaganda do feijão da Goya poderia mostrar uma família grande reunida em volta da mesa de jantar.

Análise psicográfica de mercado

Igualmente importante é o perfil psicográfico do seu consumidor. Qual é a motivação dele? Essa informação pode raramente ser encontrada em um livro, por isso as empresas grandes fazem pesquisas primárias para entender as motivações e comportamento do seu mercado-alvo. Pesquisas que utilizam a técnica de discussões de grupo e estudos quantitativos estão disponíveis como veículos para ganhar conhecimento do público-alvo. Os profissionais de marketing podem também usar dados tirados de pesquisas sindicadas (pesquisas realizadas por companhias especializadas em pesquisa de mercado) que estudam o perfil e características de uso de alguns grupos de consumidores definidos. Essas informações confidenciais sobre atitudes e comportamentos são usadas por profissionais de marketing para a vantagem dos seus produtos.

Estudo de caso

A companhia Pepsi-Cola usou a análise de mercado-alvo para ampliar o público da bebida Mountain Dew. A imagem de esportes radicais e herança caipira da marca Mountain Dew enfraqueceu a entrada do produto na juventude urbana. Especialistas na análise de mercado-alvo desenvolveram uma campanha publicitária com mira na juventude urbana que destacava o artista de hip-hop Busta Rhymes em uma variedade de truques de esportes radicais, e também atuando como vários personagens diferentes. A campanha foi um sucesso, e as vendas aumentaram nos mercados dos centros das cidades.

Habilidade de marketing

Uma análise de características demográficas e psicográficas pode ajudar a orientar decisões de marketing, mas não substitui os conhecimentos e experiência do profissional de marketing na determinação de como melhor atingir e tirar proveito dos dados que a análise de mercado-alvo oferece.

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