×
Loading ...

Exemplos de arquétipos de personagens de filmes

Atualizado em 23 março, 2017

Um arquétipo de personagem em filmes é um papel universal que perdura e ressoa com sucessivas gerações de cinéfilos. O público instintivamente entende quem é o vilão de um filme. Eles sabem que o Lex Luthor, vilão da série "Super-Homem", tem basicamente o mesmo papel que o patrão machista de "Como Eliminar Seu Chefe" ou o Macaco Louco das "Meninas Superpoderosas". Arquétipos de personagens ajudam os espectadores a entenderem rapidamente os personagens sem interferir com o enredo ou com a ação.

O arquétipo de loira burra é sexy, mas é machista (blonde image by air from Fotolia.com)

Herói

Todo filme tem um. O herói é fácil de identificar: geralmente é a estrela do filme. Ele é o personagem que o público pode aplaudir sem culpa, porque ele está sempre tentando fazer a coisa certa. Heróis vêm em subtipos, como "maridos heróis" e "heróis de ação". Heróis de ação podem estar tentando salvar suas famílias, como Harrison Ford em "Força Aérea Um" e Bruce Willis em "Duro de Matar", ou podem estar tentando salvar o mundo, como Bruce Willis em "Armagedom". Maridos heróis fazem sacrifícios para o bem maior, como Jimmy Stewart interpretando George Bailey em "A Felicidade não Se Compra".

Loading...

Mulher solidária

A esposa solidária apoia seu marido herói. Ela lhe dá o apoio e a permissão que ele precisa para continuar, apesar dos obstáculos aparentemente intransponíveis. Amy Madigan interpretou a esposa solidária Annie Kinsella em "Campo dos sonhos". No filme, Annie exorta seu marido a permanecer em sua jornada emocional, mesmo quando eles correm o risco de perder a fazenda da família. Esposas supressivas retém o pior das notícias de seus maridos heróis, deixando o heroísmo do marido intacto aos olhos dos espectadores, que sabem que ele desistiria de seus próprios sonhos se ele soubesse o que ela sabe. A esposa solidária não é um capacho. Ela mostra sua coragem escondida do marido, geralmente defendendo seu comportamento para vizinhos céticos.

Melhor amigo do herói

O herói precisa de um melhor amigo, alguém que vai lhe fazer perguntas que irão desenvolver seu personagem e lhe dar notícias que movem a trama. O melhor amigo nunca é tão inteligente ou atraente quanto o herói e a lealdade do herói para com o melhor amigo é parte do que faz ele ser tão heroico. Rosie O'Donnell interpretou a melhor amiga de Meg Ryan em "Sintonia de Amor."

Loira burra

A loira burra é bonita e tem boas intenções, mas ela não é muito inteligente. Marilyn Monroe definiu o arquétipo interpretando uma dançarina sem noção em "Os Homens Preferem as Louras", de 1953. Apesar dos seus defeitos, a loira burra se redime conforme a trama se desenvolve, muitas vezes lembrando de alguns detalhes de uma revista de moda ou concurso de beleza que ajuda o herói a salvar o dia. Em "Legalmente loira", a loira burra Elle Woods, interpretada por Reese Witherspoon, descobre a mentira de uma testemunha, porque Elle sabe que você não pode lavar o cabelo no mesmo dia que faz um permanente. Esse tipo de arquétipo machista tende a causar uma má impressão.

Peixe fora d'água

O arquétipo do peixe fora d'água é uma personagem que, removida de sua cultura nativa e ambiente, prospera no ambiente estranho e aprende ou ensina aos outros algo de valor. O peixe fora d'água pode ser literal, como a sereia de Daryl Hannah em "Splash: Uma Sereia em Minha Vida", ou um pouco mais sutil. O personagem-título de "Crocodilo Dundee" é um peixe fora d'água que ensinou os nova-iorquinos a não se levar tão a sério. A mãe e a filha que trocam de lugar por um dia em "Sexta-Feira Muito Louca" são uma variação desse tema, onde cada peixe passa a apreciar a experiência da outra por causa de um dia passado "fora d'água".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...