Exemplos de boa e má liderança

Escrito por patreshena thompson | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplos de boa e má liderança
Os funcionários respeitam um bom líder que trabalha tanto quanto o resto da equipe (office workers image by Tracy Martinez from Fotolia.com)

Uma boa liderança é necessária para fazer um negócio prosperar e crescer. A maneira mais eficiente de gerenciar uma equipe é desenvolvendo cada membro através do treinamento e da comunicação aberta, colocando cada um onde seus pontos fortes serão utilizados e ensinando os membros a trabalharem juntos. O resultado é um trabalho de alta qualidade em um curto espaço de tempo, o que é ideal para a rentabilidade. É melhor contratar uma pequena equipe de trabalhadores fortes e eficientes a uma taxa razoável de pagamento do que empregar uma grande equipe de trabalhadores subdesenvolvidos por um salário baixo, mas muitas empresas são forçadas a escolher a última opção devido a má liderança.

Outras pessoas estão lendo

Liderando por exemplo

Um bom líder demonstra o que é esperado para que não haja questionamentos se algo pode ser feito. Por exemplo, em um trabalho de vendas, um bom líder permite periodicamente que a equipe observe suas vendas a um cliente real do início ao fim e responda as perguntas após o encerramento. Em um escritório, um bom líder demonstra como manter a organização, a compostura e uma reputação de primeira.

Uma má liderança é o oposto. Um líder inferior direciona a equipe para o que precisa ser feito enquanto, na verdade, não se prova capaz de realizar as mesmas tarefas. Consequentemente, a equipe é deixada com perguntas e objetivos possivelmente irrealistas. Os trabalhadores começarão a questionar com o que o líder contribui e se ressentirão com ele. Muitas vezes, a equipe reduzirá a produtividade de propósito em protesto contra o mau líder.

Treinamento

Um bom líder entende que o treinamento é contínuo. A maioria das empresas oferecem programas de treinamento, mas para construir a equipe mais forte, todos devem empenhar-se para continuar a evoluir até mesmo após os programas terem sido completados. Os líderes fortes motivam suas equipes a cumprirem metas encontrando maneiras de criar objetivos gerais importantes para todos os envolvidos.

Uma má liderança é evidente quando um gestor considera que o programa de treinamento da empresa é o fim do desenvolvimento para a equipe. Cada membro perde rapidamente a noção da sua motivação pessoal e lentamente as éticas de trabalho diminuem. Um mau líder simplesmente pressiona esses trabalhadores para evoluírem, sem guiá-los e mostrá-los como fazer isso.

Comunicação

Os bons líderes são acessíveis pela equipe. Eles são excelentes comunicadores e dão instruções concisas e um retorno claro e consistente para sua equipe. Os líderes fortes estão dispostos a resolver problemas e a responder perguntas até que não haja mais nenhuma.

Uma má liderança causa perguntas e não oferece nenhuma resposta. Por vezes, as direções e a correspondência não são claras, e normalmente um mau líder não está disponível para esclarecer. Isso faz com que o trabalho, quando feito, seja feito de forma incorreta, o que pode rapidamente custar caro. Um mau líder não deseja ver os membros da sua equipe evoluírem por medo de um dia perderem o emprego para os empregados que ele treina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível