Exemplos de cardápios para um dieta pobre em sódio

Escrito por don amerman Google | Traduzido por josciel sousa
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Exemplos de cardápios para um dieta pobre em sódio
O sódio é o inimigo número 1 dos hipertensos. (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

O alto consumo de sódio pode causar o aumento da pressão sanguínea, que por sua vez pode levar a doenças cardíacas, derrame cerebral e doença renal. Apesar do consumo recomendado de sódio se situar entre 1.000 e 3.000 miligramas, o seu consumo deve ser a média ou o limite inferior dessa variação se você possui hipertensão ou problemas relacionados. Os exemplos de cardápios abaixo garantem um consumo na média dessa variação.

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Mantenha controle do seu consumo de sódio

O seu médico pode ajudá-lo a estabelecer um consumo diário de sódio que seja específico às suas necessidades de saúde. Uma vez que você saiba qual é o seu limite diário, você deve monitorar rigorosamente a quantidade de sal que consome. Cheque a informação nutricional nos rótulos de todos os alimentos enlatados, industrializados e congelados que consome.

Dieta DASH

Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA e amplamente defendida por outras organizações de saúde, incluindo a Associação Americana do Coração e o Departamento de Agricultura dos EUA, a dieta DASH faz da redução do consumo de sódio um de seus objetivos primários. Essa dieta estabelece boas diretrizes para qualquer pessoa que queira cortar o consumo de sódio bruscamente.

Cardádios de lanches e refeições

Crie cardápios diários que se enquadrarão em sua dieta pobre em sódio. Um café da manhã típico pode incluir um copo de café, duas colheres de sopa de manteiga de amendoim e um pãozinho de trigo, um copo de leite desnatado e uma laranja. Para o almoço pode ser um copo de leite desnatado, 12 bolachas de reduzido teor de sódio, um salada de espinafre feita com quatro copos de folhas de espinafre frescas cortadas em pedaços do tamanho de uma mordida, um quarto de copo de amendoim sem sal, um pera fatiada, meio copo de gomos de tangerina enlatada e duas colheres de sopa de vinagrete de vinho tinto com baixo teor de gordura. Para o lanche que pode ser saboreado a qualquer hora do dia, tente um copo de iogurte light e quatro wafers de baunilha. Para o jantar você pode usar uma porção de 90 gramas de bacalhau assado com crosta de ervas, acompanhado de um terço de copo de arroz pilaf integral, meio copo de feijão verde cozido, um pãozinho caseiro com uma colher de chá de margarina sem gordura trans, um copo de frutas frescas com um raminho de hortelã e um copo de chá de ervas gelado. Esse exemplo de dieta contem 1786 miligramas de sódio, que fica quase na média dos limites diários recomendados, entre 1000 e 3000 miligramas. Um outro dia pode começar com um copo de mistura de frutas frescas, um bolinho de farelo de trigo, um copo de leite desnatado e um chá de ervas. O almoço pode ser um caril de frango, oito cenourinhas, 30 gramas de amêndoas torradas secas, uma nectarina e um copo de leite desnatado. Para o jantar faça macarrão cozido, três copos de verduras, um molho com pouca gordura, um pãozinho de trigo e uma barra de frutas congeladas. Para o lanche, misture algumas frutas secas e castanhas com passas de uvas, pretzels sem sal e sementes de girassol.

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