Exemplos de diferentes tipos de persuasão em publicidade

Escrito por scott yoder | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplos de diferentes tipos de persuasão em publicidade
A publicidade busca ganhar atenção (manufacturer of lamp for advertisement image by TekinT from Fotolia.com)

O objetivo de toda propaganda é a persuasão. Elas são projetadas para fazer com que as pessoas tomem algum tipo de ação, seja ela comprar um produto ou votar em um político. Campanhas publicitárias também buscam persuadir pessoas a tornarem-se fieis a uma única marca, de forma a transformá-las em consumidoras assíduas de seus produtos. Cada propaganda emprega alguma técnica que tenta persuadir pessoas a acreditarem ou agirem de uma certa maneira. Algumas técnicas persuasivas são sutis, enquanto outras são diretas.

Outras pessoas estão lendo

Aparência e sexo

Uma das técnicas mais comuns de persuasão em publicidade é tentar associar um produto ou ideia com pessoas bonitas e com a sexualidade. O sexo é um fator captador de atenção inegável, e uma propaganda que cria uma conexão entre um produto e imagens de sexualidade atrativa tem um forte efeito de persuasão nos consumidores. Convencer pessoas que um certo produto irá aumentar sua sexualidade é um dos métodos empregados mais comuns de persuasão.

Similaridade

Pessoas gostam de comprar daquelas com quem sentem certa similaridade ou simpatia. Isso vem em muitas formas de propaganda, desde a associação de um produto com valores familiares, um grupo de elite ou o posicionamento com pessoas comuns. Uma técnica poderosa de persuasão é uma propaganda que faz alguém sentir que o produto é o encaixe perfeito para o modo como ela se vê.

Persuasão indireta

A persuasão indireta usa a conexão e a diversão como técnicas de publicidade que persuadem ao criar uma associação entre uma situação e um produto onde, na verdade, não há relação direta. Por exemplo, uma propaganda para um detergente de roupas em particular pode tentar criar a ideia de que a vida familiar será feliz se o produto for usado, o que é empregado diretamente pois, na verdade, não há nenhuma conexão real. Nesse método, a propaganda é artificial, assim os consumidores podem prontamente fazer essa conexão por eles mesmos.

Testemunhos

Os testemunhos usam tanto pessoas famosas como uma generalização de pessoas comuns para persuadir através de propagandas, já que o endosso de produtos por pessoas bem conhecidas cria interesse e confiança. Quando pessoas do dia a dia declaram que um produto tem valor, ele cria um senso de credibilidade e prova que a compra de um produto é válida.

Propaganda informativa

A propaganda informativa persuade ao enquadrar a propaganda como uma fonte de informação válida. Imagens e dados são usados, e testemunhos profissionais são incluídos para criar credibilidade. Em alguns casos, a informação pode ter valor real e responder a questões especificas ao apresentar um produto ou serviço. Em outros exemplos, contudo, é uma forma de esconder a propaganda com a visão de que é mais persuasiva, uma vez que é mascarada com uma forma diferente de mídia, como um artigo no jornal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível