×
Loading ...

Exemplos de mariscos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os mariscos são um item culinário que denotam espécies comestíveis de invertebrados marinhos cobertos por um exoesqueleto. Os tipos de mariscos incluem bivalves, crustáceos e equinodermos; eles podem ser encontrados em água doce, assim como no oceano. O mercado para as muitas variedades de mariscos, como vieiras e mexilhões, continua a crescer e, com a alta demanda, a indústria de cultivo de mariscos cresce rapidamente.

As ostras são famosas por suas pérolas naturais (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Mexilhões

Os mexilhões compõem uma família de mariscos que contém mais de 250 espécies diferentes. Eles são encontrados em regiões baixas ou médias das marés e são frequentemente encontrados em tapetes grossos, chamados de camas de mexilhões. Exemplos de espécies incluem os mexilhões azuis, ou Mytilus edulis, que são cuidadosamente cultivados para a sustentabilidade, e o mexilhão da Califórnia, Mytilus californianus, que chega a mais de 17 cm de comprimento.

Loading...

Moluscos

Há mais de 2000 espécies de moluscos e algumas delas são cultivadas comercialmente para o consumo. Os moluscos comestíveis normalmente possuem duas variedades, identificadas pela dureza da concha: moluscos de conchas macias, também conhecidos como Ipswich, possuem conchas mais finas e mais quebradiças, enquanto os de concha mais dura têm cascas mais espessas. Moluscos de concha macia, com o nome científico de Mya arenaria, são encontrados em lamas entre as marés e são um dos tipos mais típicos de moluscos usados na culinária. Os de conchas duras são mais tolerantes em condições salinas e são encontrados em uma profundidade maior do que os Ipswich. Exemplos desse tipo de molusco incluem o Quahog, que é usado em sopas, cherry stone, que é comido cru ou feito no vapor e o geoduck, que é usado em sashimi ou frito rapidamente.

Vieiras

As vieiras são um tipo de marisco que tem um gosto mais similar ao de peixe. A parte mais consumida é o músculo abdutor, que abra e fecha a concha. Exemplos de vieiras incluem as vieiras do mar, uma espécie grande e a mais comum encontrada na costa Norte Americana; a vieira espinhosa, que é encontrada na costa pacífica dos Estados Unidos e é um pouco maior do que a vieira do mar; a vieira chita, que é uma espécie pequena encontrada no Golfo do México; e vieiras da baía, que são as menores espécies Norte Americanas e mais raras do que as outras três, portanto, tendo um preço maior.

Ostras

Pensa-se que as ostras se originaram durante o Período Triássico, aproximadamente 200 milhões de anos atrás, de acordo com o site thenibble.com. Embora existam muitas espécies de ostras, apenas três são cultivadas primariamente nos Estados Unidos e consumidas em grande quantidades. A ostra Kunamoto é de origem japonesa. A ostra pacífica ou japonesa também se origina no Japão e se tornou a espécie mais amplamente cultivada de ostras no mundo. Finalmente, a ostra Virgínia é encontrada no estado da Nova Escócia, nos Estados Unidos, e vai até a América do Sul, tendo sua carne salgada e doce.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...