Carreira e dinheiro

Exemplos de um perfil pessoal para um currículo

Escrito por jesse sopher | Traduzido por randhal wendel
Exemplos de um perfil pessoal para um currículo

Um perfil pessoal é como uma apresentação ou pré-visualização do que está por vir

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Durante toda busca por emprego, os potenciais empregados muitas vezes se perguntam como apimentar seus currículos para chamar a atenção de potenciais empregadores. Muitos chegam ao ponto de contratar um profissional para isso, às vezes gastando centenas de reais sem qualquer garantia de que o esforço vai garantir uma oferta de emprego. Há uma solução muito melhor e totalmente gratuita: incluir um perfil pessoal em seu currículo.

Outras pessoas estão lendo

O que é?

Um perfil pessoal que é incluído em um currículo pode ser considerado uma apresentação, uma divulgação ou uma pré-visualização do resto do currículo. O perfil deve estar sempre no início do currículo, diretamente sob o nome e as informações de contato do candidato. Ele vai explicar resumidamente quem você é e como pode ser de grande valor para a companhia e deve conter um breve resumo de suas qualificações para o cargo. O perfil não é uma série de orações, mas uma série de frases e palavras estrategicamente colocadas. Por exemplo, em vez de escrever "Obtive diploma de mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Purdue", escreva "Mestre em literatura inglesa".

Dicas

A seção do perfil pessoal do currículo é a primeira (e às vezes a única) seção que o empregador vai ler. É importante ganhá-lo imediatamente e por isso o perfil deve incluir qualquer experiência relevante para o cargo pretendido. Se tiver trabalhado por três anos em um serviço de atendimento ao cliente, mas está se candidatando para um cargo corporativo, não mencione essa experiência no perfil. Inclua seu nível de escolaridade. Entretanto, se tiver feito pós-graduação em História da Arte, mas está se candidatando para um trabalho em negócios ambientais, é melhor simplesmente atestar sua graduação. Por exemplo, pode-se escrever "Pós-graduado", ou "Diploma de mestre pela Universidade de Purdue". Certifique-se de incluir qualquer treinamento adicional relevante que tenha recebido. Por exemplo, se estiver se candidatando para um trabalho de conselheiro e tiver recebido treinamento como árbitro ou mediador, seria prudente incluir uma afirmação como "Treinado em várias técnicas de mediação e resolução de conflitos".

Exemplos

Escrever um perfil pessoal pode ser uma tarefa assustadora, mesmo quando se sabe exatamente qual informação incluir. A seguir, exemplos comprovados de ótimos perfis pessoais: "Diploma de mestre em Literatura Inglesa, procurando emprego no campo do ensino médio, seis anos de experiência como professor de Literatura, Gramática, e Escrita criativa, assistente de chefe de departamento no Colégio Indianapolis, treinado no ensino do inglês como língua secundária, em resolução de conflitos e em educação de alunos com deficiências mentais." "Bacharel em Cinema, mestre em Jornalismo, procurando por emprego de jornalista para cobrir as nuanças da indústria do entretenimento, especializando-se em direção de filme e cinematografia, três anos de experiência como assistente de diretor de cena para séries locais de TV, dois anos de experiência como colunista de entretenimento no Jornal Indianapolis Star, vasta experiência com várias técnicas de entrevistas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media