on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Exemplos de um plano estratégico pessoal

Quer você deseje perder peso, reduzir suas dívidas, mudar de emprego, comprar uma casa ou conquistar um diploma, se não planejar o sucesso, estará planejando o fracasso. Elaborar um plano estratégico pessoal em torno de sua visão, missão e valores pessoais pode ajudá-lo a alcançar suas metas e conquistar objetivos mensal, trimestral ou anualmente.

Para alcançar objetivos é importante fazer um planejamento estratégico (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A pirâmide de Maslow

Assim como em negócios, os planos estratégicos pessoais são construídos em torno de uma hierarquia de necessidades. Segundo a Changing Minds, a pirâmide de necessidades de Abraham Maslow baseia-se em cinco elementos-chave: atualização pessoal, autoestima, pertencimento-amor, segurança e necessidades psicológicas. Sua visão, missão e valores devem ser criados da mesma maneira — definitivamente em torno do que você precisa e mais valoriza em sua vida.

Loading...

Declaração de visão e missão pessoal

O fundamento de qualquer plano estratégico pessoal é uma visão, missão, valores e metas. A visão é onde você gostaria de estar em três meses ou em 15 anos ou mais. Sua visão pessoal pode ser tão grandiosa ou pequena quanto você quiser. Contudo, uma visão é apenas um sonho, a menos que seja alcançável. Não se preocupe se você tem todas as peças no lugar para alcançar suas metas. Baseie sua visão na possibilidade de ser alcançada caso sejam dados tempo e recursos suficientes. Sua missão pessoal é o que você gostaria de se tornar com base no que valoriza. Uma visão pessoal é o que guia você e dá um senso de direção. Não tem uma missão? Não se aflija: seu plano funcionará muito bem sem uma.

Valores pessoais

O que você valoriza guia sua missão e visão. Os valores são aquelas coisas importantes para você. É segurança financeira? Educação? Ter sua casa própria? Você pode ter quantos valores quiser, poucos ou muitos, mas os mantenha curtos e modifique-os se precisar. Lembre-se também de que os valores não devem ficar centrados na estabilidade financeira. Se você valoriza a honestidade, compaixão, confiabilidade, amor ou tranquilidade, essas características podem fazer declarações de valor úteis também. Os valores não só ajudarão você a definir uma visão, como também uma meta.

Definindo metas

As metas devem sempre ser alcançáveis e mensuráveis. Um plano estratégico pessoal não é bom sem ação por trás dele. As metas podem ser grandes e audaciosas ou de curto prazo. É mais fácil colocar um plano estratégico em objetivos definidos claramente, o que aumenta suas chances de atingi-los. Se o que você valoriza é ter seu carro próprio, então possuir um automóvel é uma meta desejável. De que você precisa para ter seu próprio carro? Você atualmente tem todas as ferramentas ou recursos para chegar lá? Se não, determine o que você precisa e estabeleça passos diários em direção à essa conquista.

Procure ameaças

Procure ameaças em seu ambiente que podem impedi-lo de alcançar seu objetivo. As ameaças, quer sejam internas ou externas, precisam ser monitoradas constantemente e abordadas. Se ignoradas, seus objetivos não passarão de um desejo e uma esperança que podem nunca se realizar. Um plano estratégico pessoal é um documento vivo. Mantenha-se focado, avalie-o constantemente e faça alterações quando necessário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...