Como fazer o exercício de respiração do fogo em ioga

Escrito por therese pope Google | Traduzido por luisa menin
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Como fazer o exercício de respiração do fogo em ioga
Pratique o exercício respiratório sopro do fogo com o nosso tutorial (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

O exercício respiratório (pranayama) sopro do fogo (Kapalabhati) é associado com o ioga Kundalini. Ele é um exercício de respiração rápido e ritmado que limpa as toxinas e energiza o corpo e mente. Esse exercício respiratório pode ajudar você se estiver muito cansado ou desconcentrado, ajudando com a intuição e concentração.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Cadeira ou tapete de ioga

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Instruções

    Exercício do sopro do fogo: energizando e limpando

  1. 1

    Sente na sua cadeira ou tapete de ioga.

    Posicione a mão direita sobre o seu estômago. Aguarde alguns segundos para se concentrar e centrar-se em si mesmo.

    Inspire profundamente pelo nariz. Sinta o seu estômago relaxar e empurre para fora enquanto inspira.

  2. 2

    Expire pelo nariz. Sinta o seu estômago ser puxado para dentro enquanto isso.

  3. 3

    Inspire pelo seu nariz. Enquanto você expira pelo nariz, empurre o plexo solar (o ponto acima do umbigo) para trás, em direção a espinha de forma agitada. Expire o ar e deixe as narinas fazerem barulho.

  4. 4

    Relaxe o plexo solar e imediatamente inspire sonoramente. Não faça pausas entre a inspiração e expiração. Pratique uma sequência de 15 a 20 repetições.

Dicas & Advertências

  • Não faça pausas entre a inspiração e expiração. Elas devem ter durações iguais (duas ou três por segundo). O sopro do fogo é um exercício respiratório rápido e dinâmico.
  • Esse é um exercício respiratório energético e forçoso, requer um certo tempo para ajustar a respiração e a movimentação sobre o plexo solar. Se você se sentir tonto, com falta de ar ou náuseas a qualquer momento, pare imediatamente o exercício, ou respire profundamente, relaxando, e depois continue.
  • Esse é um exercício respiratório avançado. Se esse exercício for muito intenso, pratique de 10 a 15 repetições ou menos.
  • Se você tiver alguma condição médica, lembre-se de consultar um médico antes de participar de um exercício respiratório energético. Mulheres grávidas não devem fazer esse exercício.

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