Exercícios no Adobe PageMaker

Escrito por filonia lechat | Traduzido por roberto w. nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios no Adobe PageMaker
Exercícios no Adobe PageMaker (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Um sucesso arrasador do passado da empresa Adobe, o software PageMaker, com seu leiaute e design antigos, havia sido relegado durante anos ao cemitério da Adobe, desde que a empresa incorporou em suas ofertas opções como o InDesign e o Photoshop. Embora o PageMaker não esteja mais sendo produzido, o software nunca perde a validade. Aprenda a usar o PageMaker com a prática ou com exercícios fazendo uma única página ou uma páginas com várias páginas.

Outras pessoas estão lendo

Publicações

O PageMaker é o software ideal para exercícios de publicações e editoração eletrônica. A criação de materiais como revistas, boletins informativos, programas de teatro e folhetos, por exemplo, ficam mais simples com as opções de incorporação de links e de fluxo automático do PageMaker. Ao projetar uma publicação com várias páginas no PageMaker, você terá que configurar alguns parâmetros de forma manual. Depois de ter inserido as páginas necessárias para o documento e de deixar caixas de texto prontas para serem utilizadas, crie um fluxo natural de colunas com os ícones da barra de ferramentas, que têm o visual de uma lata de rega de jardins e de um elo de corrente. Dá para conectar caixas de texto antes de começar a escrever, de modo que, depois que você estiver envolvido no exercício em si, suas palavras fluam de uma coluna para a outra e de uma página para a outra.

Atualizações eletrônicas

A Adobe pode ter modernizado suas opções de leiaute e de design, mas ainda dá para usar o PageMaker para criar gráficos e desenhos modernos para o trabalho na internet. Faça experiências com as ferramentas de leiaute do PageMaker, entre elas a capacidade de importar uma imagem e posicionar caixas de texto, para criar um plano de fundo para a integração da sua página com as redes sociais. Entre outros exercícios eletrônicos, pode-se fazer um avatar para jogos na internet ou projetar um convite digital para um evento futuro. Ao salvar no PageMaker, você precisa escolher a opção "GIF" para "Formato" para preservar a transparência natural da página, necessária, sobretudo, para itens de comunicação com a internet. O PageMaker foi criado antes da prevalência do formato de transparência "PNG", portanto, ele não se encontra disponível.

Modelos

Justamente por não haver mais a produção de novas versões do PageMaker, você ainda pode se aproveitar da imensa capacidade do programa para poupar tempo em projetos futuros. Invista um pouco de tempo com atenção exclusiva em exercícios de modelos, onde você configura um documento a ser utilizado como um ponto de atalho e de salto para outro ponto. Isso pode ser simples como criar um panfleto com espaços reservados para um título, foto e informações de contato como, por exemplo, quando uma imobiliária cria muito material do mesmo estilo, com palavras ligeiramente diferentes. Com o PageMaker, é possível clicar e mudar rapidamente o texto de uma caixa de texto ou trocar uma fotografia. Salve o arquivo de PageMaker, e depois abra-o novamente - e salve a nova versão com um nome de arquivo diferente, sempre preservando o original.

Foco criativo

Enquanto o PageMaker simplifica a inclusão de texto em uma página, os exercícios nele não precisam, absolutamente, de serem feitos exclusivamente com palavras. Com suas rápidas ferramentas de posicionamento e colocação, o PageMaker é ideal para empreendimentos criativos como colagens e "découpage" eletrônica, por exemplo, pois o software oferece um controle total sobre imagens - e quantas - que você pode adicionar, bem como onde posicioná-las. O PageMaker também possibilita a criação de camadas e sobreposições. Crie uma colagem com as fotos das suas últimas férias ou monte uma declaração particular em vídeo com imagens baixadas da internet.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível