Exercícios de agilidade

Escrito por everett callaway | Traduzido por rodrigo bittencourt
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Exercícios de agilidade
O futebol exige rápidas mudanças de direção e requer boa agilidade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Muitos esportes exigem dos seu participantes a capacidade de acelerar, desacelerar e mudar de direção rapidamente. A agilidade é a capacidade de executar esses movimentos de forma eficiente, exigindo coordenação e equilíbrio. Alguns pensam que a agilidade é uma característica inerente. Sendo inerente ou não, treiná-la oferece a oportunidade de melhorar a coordenação dos passos, o tempo de reação e a capacidade de mudar de direção. Cones são excelentes para testar e melhorar a agilidade.

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Fazendo um oito

Executar este teste de agilidade colocando dois cones a aproximadamente 10 metros de distância. Partindo de uma posição de agachamento, corra formando uma figura "oito" ao redor dos cones. Coloque a palma de sua mão nos topos dos cones enquanto passa por eles. Para variar, junte os cones para aumentar a dificuldade, ou comece a partir de uma posição deitada ou sentada.

Slalom lateral com cones

Alinhe 10 ou 12 cones exatamente a 1 metro de distância para realizar este teste. Comece pelo primeiro cone, de frente para os outros. Faça um caminho em zigue-zague passando entre os cones. Faça isso dando pequenos e rápidos passos em diagonal. Evite pular através ou sobre os cones. Estabeleça a meta de não tocar em nenhum cone. Tenha um parceiro que ajude a registrar seus tempos. Aumente a complexidade do exercício, indo e voltando pelo percurso sucessivas vezes.

Exercício da estrela

Este exercício foi concebido para testar e melhorar a capacidade de mudar de direção, transição entre diferentes habilidades e manutenção da posição correta do corpo. Faça um quadrado com 10 metros de lado utilizando quatro cones. Coloque um quinto cone no centro do quadrado. Comece o circuito do primeiro cone e corra para o cone central, tocando-o com uma mão. Volte ao primeiro cone andando de costas. Ande lateralmente para o próximo cone, em qualquer direção, e corra até o cone central. Repita o processo na mesma direção até que você volte para o cone inicial. Repita todo o exercício, indo na direção oposta. Numere os cones, para referência, e tenha um parceiro para contagem do seu tempo.

Exercício em T

Coloque três cones alinhados a exatamente 5 metros de distância. Segurando um quarto cone, afaste-se 10 metros do cone central. Coloque o cone que você está segurando neste lugar, e vire-se de frente para os outros três cones. Corra até o cone central e toque-o com uma mão. Ande lateralmente para a direita e toque o cone desse lado. Ande lateralmente novamente, passando pelo cone central em direção ao terceiro cone. Toque este com a outra mão e volte lateralmente para o cone central. Toque no cone do meio e recue para a posição inicial. Chame um amigo para registrar seu tempo e anotar seus resultados.

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