Exercícios de alongamento para o dedo polegar

Escrito por robin reichert | Traduzido por priscila pedroso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de alongamento para o dedo polegar
Observe sinais que indicam artrite nas mãos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A artrite pode afetar os dedos e o polegar, sendo caracterizada por áreas avermelhadas na pele, inchaço, sensação de calor no polegar e dor. A artrite degenerativa do polegar desgasta a articulação que permite seu movimento. Um desequilíbrio na articulação pode causar problemas com pronação do polegar ao longo do tempo. A artrite no dedo polegar causa dor durante a execução de tarefas ou quando se está em repouso. Há alguns exercícios que podem aumentar a pronação ou mobilidade do seu polegar.

Outras pessoas estão lendo

Pronação polegar

Em "Kinesiology: Movement in the Context of Activity" ("Cinesiologia: Movimento no âmbito da atividade", em tradução livre), David Paul Greene e Susan L. Roberts explicam que a pronação é quando o polegar se move ou gira sobre um eixo em forma de cone e que a pronação polegar, ou circundução, altera o posicionamento do polegar do lado interior para o exterior. O eixo em torno do qual se move o polegar está centrado sobre a articulação que liga a articulação carpometacarpiana através do osso trapézio no seu pulso. Os exercícios realizados irão melhorar o movimento do polegar com foco na articulação do carpometacarpal e nos músculos ao seu redor.

Diagnóstico e tratamento

Consulte um médico se você suspeitar que tem artrite. Ele buscará seu histórico médico e examinará suas mãos e outras articulações para procurar sinais de artrite. O médico pode pedir raios-X para ver imagens dos ossos e articulações e pode prescrever anti-inflamatórios para qualquer inchaço e inflamação. Em casos extremos, são aplicadas injeções de cortisona nas articulações das mãos e polegares para redução do inchaço, dor e inflamação, porém o alívio é apenas temporário. Você pode precisar de fisioterapia para melhorar o movimento das mãos ou usar um aparelho para reduzir a dor. O aumento dos exercícios de movimento é recomendado para melhorar a pronação polegar e lhe dará uma maior mobilidade. Em casos extremos, é realizada uma cirurgia para substituir a articulação.

Alongamento polegar

Faça alongamentos no polegar regulares para ajudar a aliviar a rigidez e maximizar os movimentos do dedo polegar associados a condições artríticas. Pegue o seu polegar dolorido com a mão oposta. Puxe o polegar para trás suavemente e com firmeza até que esteja na posição vertical e perpendicular à palma da sua mão. Empurre o polegar para cima a partir da base dele, no ponto em que se junta à palma da sua mão. Evite puxar a ponta do seu polegar, assim você não precisa forçá-lo para esticá-lo. Esse exercício alonga os músculos ao redor da articulação carpometacarpal, que é o principal responsável pela amplitude de movimento do seu polegar. Repita o exercício de cinco a 10 vezes por dia para aumentar a flexibilidade da articulação e a pronação do polegar.

Flexões do polegar

Abra a palma da mão e deixe todos os dedos próximos uns dos outros. Para executar uma flexão do polegar, estenda-o para fora longe de sua mão. Mova o seu polegar sobre a palma da mão e toque a ponta dele com a do dedo mindinho. Retorne à posição inicial. Repita esse exercício 10 vezes por dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível