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Como fazer exercícios de alongamento no futebol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma parte muito importante do exercício que é geralmente negligenciada é o alongamento. Uma boa rotina de alongamento e um hábito de se praticar exercícios deve ser estabelecido desde o início. Use as dicas deste artigo para fazer os melhores alagamentos da maneira adequada ao futebol.

Instruções

É muito importante alongar os músculos da perna antes de jogar futebol (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Estique os músculos da perna. Eles são os mais usados pelo futebol. É possível exercitar a maioria dos músculos das pernas ao correr e chutar durante uma partida de futebol.

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  2. Aqueça-se antes do alongamento. Como se corre muito no futebol, os melhores exercícios de aquecimento são fazer um leve trote, uma corrida breve e dar alguns chutes na bola. Não é saudável esticar músculos frios, pois pode causar lesões.

  3. Comece esticando lentamente. Você fica cada vez mais flexível conforme seus músculos se alongam. Não force você mesmo a se alongar completamente no começo, mas estique cada vez mais gradualmente.

  4. Segure o alongamento por pelo menos 30 segundos e por mais tempo é ainda melhor. Segure um alongamento por cerca de dez segundos. Estenda ainda mais e segure agora por cerca de dez segundos. Estenda ainda mais e segure mais dez segundos.

  5. Não pule durante o alongamento, isso pode machucar os músculos. Faça um alongamento estático, ou seja, você fica parado quando está alongando.

  6. Alongue bem a panturrilha interna e externa, o tendão de Aquiles, quadríceps, os glúteos, as partes internas e externas das coxas e os isquiotibiais. Preste muita atenção nestas partes, pois elas são muito utilizadas no futebol, mas lembre-se de também alongar os braços, costas e abdominais.

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Aviso

  • Não se apresse durante o alongamento. Um alongamento rápido e fraco não é benéfico e pode causar lesões piores.
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