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Exercícios de alongamento para tratar dormência nos pés

Dormência nos pés, normalmente, resulta de ficar de pé ou sentado por muito tempo na mesma posição sem se mover. No entanto, também pode ocorrer devido à uma lesão no nervo, hérnia de disco, má circulação ou deficiências de vitaminas, de acordo com a Medline Plus. Às vezes, dormências nos pés podem ser um sinal de um distúrbio subjacente grave. Consulte o médico se persistir ou se você tiver outros sintomas inexplicáveis. Específicos exercícios de alongamento no pé e tornozelo podem ajudar a aumentar a circulação e aliviar pés as dormências.

Alongamentos específicos dos pés podem ajudar a reduzir dormência (Pixland/Pixland/Getty Images)

Estiramento da fascite plantar

Fascite plantar é um tecido espesso que suporta os arcos dos pés. Esse estiramento sentado, que incide sobre a facite plantar, pode ajudar a aquecer os pés e aumentar a circulação depois de tempos de inatividade, como quando sair da cama ou se estiver sentado à mesa por um longo período de tempo. Sente-se numa cadeira e plante seus pés firmemente no chão. Coloque os dedos no chão, enquanto eleva os arcos dos pés, mantendo os calcanhares no chão.

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Yoga e alongamento de pernas

De acordo com o instrutor de ioga Trina Love Abram em um artigo para o site Your Yoga Place, esse alongamento pode aliviar a dormência nas pernas. Nesse exercício estica suavemente arcos, dedos dos pés e tendões. Sente-se perto da frente da cadeira e tenha uma cinta de ioga ou toalha enrolada nas proximidades. Sente-se alto e mantenha os ombros relaxados. Estenda uma perna para fora e enrole a fita ou a toalha em torno do arco de seu pé flexionado. Segure ambas as pontas da toalha ou alça e puxe o pé em direção ao seu corpo.

Alongamento de mãos e pés

Esse alongamento ajuda a estender e alongar os ligamentos minúsculos entre seus dedos e pode ajudar a aumentar a circulação nos pés. Sente-se no chão em posição de pernas cruzadas. Segure o pé direito com a mão direita, trazendo a perna um pouco mais perto de seu corpo. Entrelace os dedos da mão esquerda com os dedos do pé direito. Espalhe os dedos tanto quanto puder esticá-los. Em seguida, solte os dedos e segure o pé com as duas mãos. Gire o tornozelo em sentido horário e, em seguida, uma direção anti-horária.

Alongamento da parte superior do pé

Esse alongamento irá ajudar a esticar o topo dos pés e dos dedos, ajudando a aliviar a dormência e formigamento. Sente-se em uma cadeira e cruzar o tornozelo direito sobre sua coxa esquerda. Segure o tornozelo direito com a mão direita. Coloque a mão esquerda no topo do seu pé direito e puxe o pé em direção ao corpo. Em seguida, coloque a mão esquerda em seus dedos do pé direito e puxe-os em direção longe de seu corpo.

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Referências

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