Exercícios que aumentam a agilidade e o trabalho dos pés

Escrito por john zaphyr | Traduzido por mariana korman
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Exercícios que aumentam a agilidade e o trabalho dos pés
Procure programas de condicionamento físico que melhoram tanto a sua velocidade quanto seu trabalho com os pés (shirtless runner image by jimcox40 from Fotolia.com)

Se você pensa em melhorar o desempenho geral da sua velocidade e trabalho com os pés, é preciso começar um programa de condicionamento físico. Mesmo que a velocidade e a aceleração sejam importantes, o bom trabalho dos pés é essencial para esportes como futebol, futebol americano, basquete e tênis, já que os atletas precisam completar séries de corridas de curta distância em velocidade máxima. Os jogadores de futebol americano raramente precisam fazer isso em 90 metros, mas correr em velocidades rápidas em espaços pequenos, como de 10 a 20 m, é essencial. Exercícios melhoram a velocidade e o trabalho com os pés de atletas podem melhorar sua performance e agilidade no campo.

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Escada de agilidade

Um dos mecanismos de treino escolhido por muitos treinadores é a escada. Existem alguns tipos delas: as de velocidade e as de agilidade são as mais comuns. Steve Myrland, da Myrland Sports Training [Treinamento de esportes Myrland], localizada nos Estados Unidos, utiliza uma escada de agilidade (que é basicamente uma escada de corda esticada no chão para o atleta passar por cima), que combina o treino de velocidade com o dos pés. Craig Ballantyne, da CB Athletics [CB Atletismo], treina esportistas com uma escada de velocidade plana e exige que eles mantenham-se nas pontas dos pés, com os joelhos flexionados e saltem toda vez que pararem em uma parte da escada. Os exercícios de velocidade geralmente duram cerca de cinco segundos e focam em velocidade e movimento correto. Eles também podem ser modificados para trabalhar movimentos laterais, em vez de apenas correr em linha reta.

Corridas de curta distância

A corrida de curta distância também é um exercício escolhido, especialmente ao trabalhar a velocidade plana. As variações também são usadas de acordo com as necessidades dos atletas. As corridas de "paraquedas" são aquelas em que se usa o equipamento nas costas do corredor, ajudando na resistência em descidas, também chamada de "corrida de velocidade", além de manter a velocidade alta para curtas distâncias, também melhoram a resistência. Os cones também podem ser usados para combinar a velocidade ao trabalho com os pés. Assim, os atletas precisam correr em torno dos objetos em velocidade alta, melhorando as habilidades de seus pés para manter a aceleração.

Outros métodos de treinamento

Embora ambos treinamentos mencionados sejam o básico do atletismo para velocidade e agilidade, há outros métodos alternativos. Craig Ballantyne, da CB Athletics [CB Atletismo], trabalha com atletas bem condicionados com pilometria ou "treinamento de salto", que envolve saltos de longa distância, de estocada e "alternando as pernas na diagonal". Esses exercícios são feitos em séries de 1 a 5, com 8 repetições para atletas bem treinados e são projetados para desenvolver força , poder, equilíbrio e agilidade. Os exercícios de agilidade laterais também podem ser feitos em combinações de pequenas corridas, laterais ou cruzamento, e corridas de 5 m que viram de 900 m. Elas também podem ser usadas como exercícios tranquilos para o final de um treino para trabalhar com a "explosão" e melhor a velocidade e o trabalho dos pés.

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