Exercícios para aumentar a altura corporal

Escrito por sarah barnes | Traduzido por jean pierre barakat
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Exercícios para aumentar a altura corporal
Aparentando ser mais alto (tall woman image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Ao contrário de alguns mitos populares, não há muitos exercícios que você possa fazer para ficar mais alto naturalmente, especialmente se você já atingiu a idade adulta. A genética é o principal determinante na altura de adultos e a maioria dos adolescentes cresce, aproximadamente, de 18 cm a 25 cm durante a puberdade. No entanto, os exercícios que melhoram a postura podem fazer você parecer ser mais alto. Além disso, praticar atividades físicas regularmente irá ajudá-lo a ter uma bela aparência.

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Postura sentada

Ao sentar-se em uma cadeira padrão de escritório, alinhe as costas no encosto da cadeira e não se desajeite nem incline-se para a frente. Mantenha os joelhos alinhados com o quadril ou, ligeiramente, mais altos do ele. Além disso, apoie os pés no chão. Sustente os ombros retos e ambos na mesma altura. Caso você assente muitas vezes em uma cadeira de escritório, certifique-se de que ela seja ergonomicamente projetada para proporcionar o melhor apoio para as costas. Faça pequenos intervalos para andar e se esticar sempre que possível.

Postura ereta

Para parecer mais alto e melhorar a postura ereta, sustente o peso corporal sobre as bolas dos pés. Mantenha-os na mesma largura que os ombros e deixe os braços naturalmente relaxados. Seu pescoço deve ficar alinhado com o topo da sua coluna, ao invés de estar empurrado para a frente e os ombros devem estar na vertical. Não trave os joelhos para se endireitar. Durante uma prolongada permanência na postura ereta, transfira o peso do corpo de um pé para o outro ou alterne-o dos calcanhares para os dedos dos pés, para que não fique muito cansado nem dolorido.

Meia rolagem para trás

Muitos movimentos de ioga e Pilates esticam e alongam a coluna. Inclusive, este foi recomendado pelo Conselho Americano de Exercícios: sente-se no chão ou na cama com os joelhos dobrados à frente do corpo e as mãos apoiadas no chão atrás das coxas. Inspire, contraia os músculos abdominais e arredonde a coluna na forma de uma curva C, ao rolar suas costas a meio caminho do chão. Mantenha a posição por três respirações, depois role novamente para cima e repita o exercício de três a cinco vezes.

Peso

Caso precise perder ou ganhar peso, o fato de estar na faixa de peso ideal para a sua altura pode ajudá-lo a sentir-se mais proporcional em relação ao restante do corpo e confiante quanto à altura. A medição do índice de massa corporal é baseada na proporção altura-peso. Uma pessoa com 1,65 m de altura tem uma faixa de peso saudável de 52 kg a 65 quilos, aproximadamente. Estes intervalos não levam em conta as diferenças entre gordura e músculo, porque a musculatura pesa mais que o tecido adiposo. Uma pessoa saudável e com músculos grandes pode ficar fora desta margem sem ser considerada obesa. No entanto, como orientação geral, esta é uma boa maneira de determinar se você está em uma condição de peso saudável para a altura que possui.

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