Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta

Escrito por pamela ann ludwig | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta
O visual elegante da sapatilha de ponta (punta de ballet image by Diorgi from Fotolia.com)

A imagem clássica da bailarina é aquela da dançarina nas pontas dos pés, elegantemente vestida com sapatilhas de ponta de cetim rosa. Entretanto, as dançarinas não têm sua primeira aula com esses sapatos; chegar à ponta requer anos de estudo sério e dedicação antes de a dançarina estar adequadamente preparada tanto física quanto mentalmente para os desafios de dançar na ponta.

Outras pessoas estão lendo

A sapatilha de meia-ponta

Algumas dançarinas preferem começar com aulas regulares com sapatilhas de meia-ponta, especialmente desenvolvida sem o apoio. Essas sapatilhas têm o intuito de acostumar a dançarina a articular-se na sapatilha de ponta, cuja construção não é tão flexível e maleável como a sapatilha macia de balé.

Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta
Sapatilha de ponta (chausson de danse image by Gabriel-Ciscardi from Fotolia.com)

Alinhamento para ponta

O alinhamento dos pés, joelhos e quadris enquanto em pliê (joelhos dobrados) e eleve (sobre os dedos) é de grande importância no balé clássico avançado. O posicionamento incorreto dessas áreas na ponta pode ser especialmente perigoso. Uma dançarina pode preparar essas áreas para a ponta praticando plies, releves e eleves nas posições básicas de balé, incluindo a sexta posição, ou a posição paralela. Deve-se dar atenção especial ao alinhamento dos joelhos sobre os dedos quando em plie, e quando em eleve, os pés não devem estar em supinação (para fora) nem proeminentes (para dentro).

Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta
Uma dançarina em primeira posição (ballerina feet 5 image by jimcox40 from Fotolia.com)

Os dedos e arcos

O formato do pé em ponta deve ser adequadamente estendido, com os dedos flexíveis e fortes, estendidos de maneira reta e não comprimidos ou torcidos. Para desenvolver consciência nessas áreas, fique em pé com pés pés no chão e paralelos em primeira posição, e pressione os dedos no chão enquanto levanta os arcos do pé. Certifique-se de que o dedão e a bola do pé permaneçam no chão. Exercícios simples como pegar lápis ou gravetos com os dedos dos pés podem ser eficazes, além de poderem ser feitos fora da aula.

Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta
Uma dançarina em coupe (ballerina feet 2 image by jimcox40 from Fotolia.com)

Treino combinado para a ponta

Embora a força do pé e das pernas seja fundamental para a execução segura e esteticamente agradável do trabalho na ponta, os abdominais e a parte superior do corpo não podem ser ignorados. O fortalecimento do abdômen por meio de exercícios e a musculação pode ajudar uma dançarina a preparar-se para a ponta, para que o corpo inteiro fique forte e funcione junto em harmonia, ao invés de depender demais dos músculos dos pés e pernas.

Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta
O corpo inteiro deve estar pronto para a ponta (ballet dancer image by Edward White from Fotolia.com)

Quando estarei pronta para a ponta?

George Balanchine, coreógrafo, professor e fundador do New York City Ballet, sugere quatro anos de estudo sério de balé antes de começar na ponta. Alguns alunos avançam mais rapidamente que outros e podem começar antes, enquanto outras pessoas podem precisar de mais tempo até estarem prontas para as primeiras sapatilhas de ponta. Seu professor decidirá; apenas comece a usar a ponta quando o professor disser que você está pronta e apenas sob sua observação. Nunca experimente as sapatilhas de ponta de outra pessoa e não deixe ninguém usar as suas.

Exercícios de balé para o uso de sapatilhas de ponta
Dançar na ponta pode ser divertido, mas requer preparação séria (nach dem tanz image by Michael Stüning from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível