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Exercícios básicos nas barras assimétricas para ginastas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As barras assimetricas são um aparelho da ginástica artística feminina. Elas consistem de duas barras com 2,41 m e 1,61 m de altura e 1,30 m e 1,80 m de largura, dependendo da altura do ginasta. As barras são feitas de madeira e fibra de vidro e estão fixadas em suportes de aço, além de um revestimento de espuma macia por baixo.

Kip

O Kip é o movimento de entrada de base podendo ser realizado na barra baixa ou na barra alta. Se estiver na barra baixa, salte, agarre a barra e balance para frente, para deixar o corpo estendido.

Em seguida, erga os dedos até tocar na barra e, logo após, puxe o corpo para cima até deixar os braços e os quadris totalmente apoiados e descansando sobre a barra. Deve-se sempre se empurrar para baixo com os braços retos, o abdômen contraído e as pernas e os quadris em linha reta.

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Cast

O cast inicia na mesma posição em que termina. Traga os pés e os ombros para frente, de modo que o corpo fique em forma de ">" ao redor da barra. Esse movimento inicial inclinado para frente gera força para o movimento de subida.

Mantenha os ombros para frente, chute para trás e para cima, erguendo o corpo no ar. A altura final dependerá do nível de capacidade do ginasta, mas o ideal é que ele termine na posição de plantar bananeira.

Back Hip Circle

O back hip circle vêm em seguida do cast. No topo da posição do cast, traga os quadris novamente até a barra, enquanto os ombros deslocam-se para trás. Os quadris ficam próximos da barra, enquanto o corpo gira 360º ao redor dela, finalizando na posição inicial do cast.

Giant Swing

O giant swing completa-se na barra alta. Ele inicia na posição de plantar bananeira, imediatamente após o exercício cast. Dessa forma, mantenha o corpo levemente curvado em forma de "prato", deixando os pés passarem por baixo da barra enquanto estiver descendo. Na parte inferior do swing, arqueie levemente as costas, apontando os pés para trás e, em seguida, chute eles para frente novamente. Esse chute lhe dará força pra completar a segunda metade do movimento swing. Deve-se fazer a rotação completa na barra e finalizar novamente na posição de plantar bananeira.

Combinações

Nos estágios mais avançados, os quatro elementos descritos acima podem ser reunidos na seguinte sequência: kip, cast, back hip e circle. Uma outra alternativa é kip, cast para plantar bananeira e o giant swing. Esses quatro elementos são os blocos de construção para as habilidades mais avançadas.

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Referências

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