Mais
×

Exercícios com bolas terapêuticas para doença de Parkinson

Atualizado em 10 maio, 2017

A doença de Parkinson geralmente resulta em tremores nas mão, rosto e corpo. Emboras esse tremores possam ser os sintomas mais visíveis, eles não são os únicos. Perda de força, coordenação e destreza também são parte dos primeiros sintomas do Mal de Parkinson. Esses problemas podem ser combatidos com medicação e exercício. O exercício da bola ou Bola Suíça é uma ferramenta particularmente útil.

Exercícios com a bola (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Levantamento das costas

Incline-se contra a parede e posicione a grande bola de exercícios atrás das suas costas. Incline-se contra a bola, assim você pode controlar os movimentos dela. Abaixe-se e a bola irá para baixo junto com você. Quando suas pernas estiverem paralelas ao chão, levante-se até sua altura normal. Tente fazer isso 10 vezes. Isso proporciona ganho de força e estabilidade.

Levantamento frontal

Consiga estabilidade e, desta vez de frente para a parede, segure a bola na altura dos ombros contra a parede. Levante seus braços devagar de forma que a bola fique na altura do seu alcance enquanto continua aplicando pressão com suas mãos. Traga a bola de volta para a posição inicial. Faça isso 10 vezes. Isso ajuda a conseguir estabilidade e equilíbrio.

Passe para trás

Faça esse exercício com um grupo de pacientes. Pegue a mesma bola de estabilidade com suas mãos. Levante-a acima da altura da cabeça e passe para a próxima pessoa atrás de você. Você não deve soltar a bola até que a próxima pessoa assuma o controle da bola. Faça isso com pelo menos quatro pessoas. Depois que você passar a bola, vire-se e espere para pegar a bola de volta da pessoa para quem você a passou. Faça isso até que cada pessoa tenha passado e recebido a bola 10 vezes. Isso é bom para equilíbrio e estabilidade.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article