Exercícios caseiros para corrigir problemas de fala

Escrito por lucinda harper | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios caseiros para corrigir problemas de fala
Muitas crianças americanas até 18 anos de idade apresentam problemas de pronúncia (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

De acordo com Joni and Friends, o Centro de Deficiência Internacional dos EUA, cerca de 2,7 milhões de americanos têm deficiências na fala, e 335 mil desses americanos são crianças com idade inferior a 18 anos. A deficiência na fala pode estar relacionada a várias coisas diferentes, desde gagueira, resmungos, pronúncia errada, até balbucios. Essas deficiências podem ser resolvidas com a ajuda de um fonoaudiólogo, mas quem não tiver essa opção, pode tentar fazer exercícios orais em casa.

Uma das razões para alguém sofrer de um problema na fala pode estar na língua. A língua é o músculo mais forte do corpo e aprender a controlá-la pode ser bem difícil, especialmente para as crianças. Existem alguns exercícios de posicionamento da língua que podem ajudar a fortalecer o movimento.

Com todos esses exercícios, o segredo é a repetição. Mantenha o foco nos sons e palavras que você está produzindo, começando lentamente, evoluindo até ganhar fluência.

Outras pessoas estão lendo

O som o "S" ou ceceio

O segredo de todos esses exercícios é a supercompensação. Ter um espelho de mão é útil porque você pode observar os movimentos da língua quando estiver tentando produzir um determinado som. Por exemplo, ao tentar fazer o som do "S", pressione os dentes com firmeza, colocando a língua na parte superior dos dentes. Depois, sopre ou empurre o ar através de seus dentes, criando o som do "S". Outra dica é para puxar os cantos da boca o máximo possível, assim você pode se assistir enquanto faz o barulho.

O som o "R"

A forma mais comum de pronunciar de forma errada o som do "R" é com um som de "L" no lugar. Novamente, exagere rosnando um som de "R" ao colocar a parte de trás da língua contra a parte traseira de sua boca e dentes. Comece com os dentes juntos para criar o "rosnado". Quando você se sentir mais confortável, libere os dentes e continue a praticar o som do "R".

Acabe este exercício com anotando 10 palavras com "R", entre elas, quatro palavras que comecem com "R", três palavras com "R" no meio e três palavras com "R" no final. Diga as palavras repetidamente, e quando você der um deslize, pare e faça corretamente o som "R" sozinho, e depois retorne às palavras.

O som do "T"

Para fazer um som de "T", essencialmente você dará um pequeno suspiro, batendo a língua na parte superior traseira dos dentes da frente. Para se concentrar em colocar a língua no ponto certo todas as vezes, beba usando um canudo. Coloque o canudo atrás dos dentes e mantenha-o no lugar com a língua. Se você está trabalhando com crianças, torne o exercício mais divertido ao preparar uma vitamina ou um milkshake de chocolate. Alterne entre segurar o canudo com a língua, tomando a bebida e, em seguida, praticar o som do "T" sem o canudo na boca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível