Exercícios cerebrais para crianças com TDAH

Escrito por md white | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios cerebrais para crianças com TDAH
Há diversos de estimular o cérebro de crianças com TDAH (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Se por acaso você é pai de uma criança diagnosticada com TDAH, pode estar se perguntando se há outras opções de tratamento além da medicação. Embora algumas mudanças, dieta e padrões de exercícios podem ser benéficos, pode-se também tentar certos exercícios e atividades para ajudar o cérebro de seu filho.

Outras pessoas estão lendo

Exercícios e jogos cognitivos

Você pode ajudar seu filho com TDAH usando exercícios cognitivos para aumentar a concentração, o controle do impulso e a memória dele. Pode ajudá-lo também a processar a velocidade e a habilidade de seguir instruções. Os neurocientistas descobriram que o cérebro pode não apenas modificar as células existentes como criar novas. De fato, os exercícios cognitivos podem mudar como o cérebro funciona. O segredo para manter esses exercícios eficazes é apresentá-los como jogos que você pode usar com sua criança.

Um desses jogos é chamado O Jogo da Moeda. Essa atividade ajudará a ampliar a memória, a concentração e a atenção, enquanto dá às crianças a oportunidade de melhorar a habilidade sequencial. Para jogar, use cerca de cinco moedas, como três moedas de cinco centavos e duas de dez centavos e organize-as em uma sequência de cinco centavos, dez centavos, cinco centavos, dez centavos, cinco centavos. Depois de dar à criança a chance de decorar a sequência, cubra-a com um pedaço de cartolina e veja se ela consegue recriá-la. Se você praticar regularmente, verá que ela pode lidar com mais moedas e sequências mais complexas em períodos mais curtos de tempo.

Outro jogo proveitoso é o jogo da memória. Pode-se usar esse jogo para aprender todos os tipos de coisas. Agrupe vários cartões e coloque o problema em um cartão e a resposta em outro. Faça isso com cerca de cinco a dez pares, certificando-se que nenhum dos problemas ou respostas se repita. Vire então os cartões com a face para baixo, e reveze-se tentando combinar a resposta com o problema correto. Mesmo uma palavra cruzada ou um quebra-cabeças pode ajudar a desenvolver a habilidade de concentração. Cada vez que você desafia o cérebro de uma criança, está ajudando-a a exercitá-lo. Desse modo, você fortalece as conexões e aumenta as funções dele.

Outras técnicas

Outra técnica efetiva é praticar a integração entre a mente e o corpo. Peça à criança com TDAH para sentar-se em uma cadeira sem se mover e verifique quanto tempo ela consegue ficar parada. Faça com que ela pratique isso regularmente, e gradativamente ela será capaz de aumentar a quantidade de tempo que consegue permanecer imóvel. Pode-se também tentar imagens positivas fazendo com que a criança imagine como é ser capaz de prestar atenção à aula. A prática mental pode melhorar a habilidade de desempenhar essa ação. Além disso, exercícios que ajudam a focar os olhos também podem ser benéficos. Tente fazer a criança olhar para um lápis amarelo e depois para um preto em uma mesa . Certifique-se de que ela não olhe para o outro lápis até que você ordene. O objetivo final é fazer com que a criança seja capaz de fixar a atenção por cerca de 20 minutos, cerca do mesmo tempo que um professor leva para apresentar uma lição.

Quando for praticar esses exercícios cerebrais com a criança, seja encorajador e foque no que ela está fazendo bem e em seu progresso. Tente tornar as atividades divertidas, desse modo a criança apreciará esse momento de entretenimento com você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível