Exercícios de circulação para reduzir o inchaço nas pernas

Escrito por wanda bershen | Traduzido por william texeira
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Exercícios de circulação para reduzir o inchaço nas pernas
Yoga ajuda a reduzir o inchaço nas pernas e melhorar a circulação (Creatas/Creatas/Getty Images)

O inchaço nas pernas muitas vezes ocorre quando você se senta ou fica em pé por longos períodos. Por exemplo, ele pode ocorrer em longos voos e viagens de carro, e também pode acontecer em pessoas com excesso de peso. As vezes o inchaço nas pernas aumenta com a idade. Saiba alguns tipos específicos de exercícios de solo para ajudar a reduzir essa condição.

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Causa do inchaço nas pernas

O inchaço nas pernas, uma forma de edema quando o fluido se acumula nas pernas (e às vezes no tornozelo), geralmente ocorre devido à redução da circulação sanguínea. Se você se sentar ou ficar em pé por longos períodos, tenha intervalos para caminhadas, ou deitar-se se possível, a fim de estimular a circulação e reduzir o inchaço. Caminhar por dez minutos a cada duas horas pode ajudar. O inchaço também pode ocorrer após uma cirurgia na perna ou no tornozelo, e, em alguns casos, como um resultado do tratamento de câncer.

Exercícios e alongamentos

Para o tratamento mais simples, deite e eleve as pernas em um par de almofadas por 30 a 40 minutos. Deitado de costas, coloque o pé no tornozelo para puxar os dedos dos pés para cima e, em seguida, apontá-los para baixo. Em seguida, gire o tornozelo à esquerda e depois à direita. Além disso, dobre e estique a perna na altura do joelho. Repita isto várias vezes alternando as pernas. Finalmente, pratique elevações de perna. Levante uma perna a partir do quadril, segurando-a em linha reta apenas um pouco acima do chão, e repita de cinco a dez vezes. Faça o mesmo com a outra perna. Quando você fizer o levantamento de pernas, faça lentamente, respire profundamente e nunca force . Comece devagar, mesmo se só consegue levantar a perna cerca de 2 cm. Com o tempo, você será capaz de levantá-la mais alto. Tal como acontece com o exercício de dobrar e esticar o joelho, faça lentamente e não tensione. Respire profundamente enquanto se exercita. Repita esses exercícios na parte da manhã e à noite durante várias semanas para aumentar a circulação e força muscular.

Para saber mais sobre exercícios de alongamento, assista a uma aula de yoga para iniciantes e converse com o professor sobre suas necessidades. Você também pode consultar com um fisioterapeuta e pedir um programa de exercícios personalizado.

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