Exercícios para se fazer com o círculo de pilates

Escrito por kasey jones | Traduzido por sabine capello
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Exercícios para se fazer com o círculo de pilates
O círculo de Pilates é ideal para pessoas que gostam de se exercitar em casa (lovely girl exercising image by Paul Moore from Fotolia.com)

De acordo com o site Pilates Magic Circle, o círculo mágico, também conhecido como o anel de Pilates e círculo de Pilates, combina conjuntos de elásticos em forma de um círculo. O número de faixas utilizadas irá criar o nível de resistência; quanto mais faixas, maior a resistência, o que torna o treino mais difícil. Exercícios com o círculo ajudam a tonificar principalmente os braços tórax, face interna das coxas e músculos externos do abdômen.

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O exercício cem

Deite de costas e coloque o círculo de Pilates entre os tornozelos; para torná-lo mais fácil, coloque o círculo mais para cima. Estique as pernas para fora até formar um ângulo de 45 graus, ou coloque-as em uma posição de "topo de mesa" com canelas e tornozelos paralelos ao chão. Aperte o círculo de Pilates com as pernas. Curve os ombros para cima, mantendo as omoplatas no chão. O queixo fica escondido quando você mantém os braços esticados ao lado de seu corpo e pulsa os braços rapidamente. Lembre-se de inspirar e expirar contando até cinco. Mude a posição das pernas movendo-as para o interior do círculo, pressionando para fora. Este exercício trabalha com mais intensidade as pernas se você utiliza o círculo de Pilates

Braços

Sente-se ou fique em pé sobre uma superfície firme. Use o círculo de Pilates para trabalhar os braços, colocando-os primeiro no interior do círculo. Posicione os braços ligeiramente flexionados contra o círculo e pressione o máximo que puder, depois retorne à posição inicial. Repita este procedimento até que os ombros e tríceps estejam cansados. Mude a posição colocando seus braços para o lado de fora do círculo e posicione-os da mesma forma que no exercício anterior. Pressione para dentro o máximo que puder e voltar à posição inicial. Repita várias vezes até que seus braços estejam cansados. Descanse e retome outra série. O último exercício irá trabalhar os músculos do peito, bem como dos braços.

Pernas assentadas

Exercite seus músculos adutores da perna — o que de acordo com a Med Terms são todos os músculos que puxam uma parte do corpo em direção à linha média — ao sentar com as costas contra a parede ou deitar em uma posição de ponte com os joelhos dobrados e os pés no chão. Coloque as suas pernas do lado de fora do círculo com os joelhos no acolchoado. Aperte e segure por alguns segundos, repita o exercício várias vezes até que suas coxas estejam cansadas. Troque as pernas para o interior do círculo e pressione para fora, contra a resistência para exercitar o adutor. De acordo com Med Terms, o músculo adutor é qualquer músculo que afasta uma parte do corpo da linha média. Com o círculo de Pilates, o exercício para adutores vai ajudar a tonificar os culotes, glúteos e quadris.

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