Mais
×

Exercícios com classes gramaticais

Atualizado em 21 julho, 2017

De acordo com "A Guide to Learn the English Language", "a gramática básica do inglês começa com as classes gramaticais. Sem saber classes gramaticais, nós não podemos entender a gramática do inglês". Para o português, o mesmo é válido. Memorizar uma definição não é o suficiente. Estudantes devem ser capazes de identificar as classes gramaticais e entender os seus usos. Como um professor, há várias atividades para ajudar os estudantes a dominar esses blocos de construção da gramática.

Atividades para aprender classes gramaticais melhoram a escrita (steel words image by Leslie Batchelder from Fotolia.com)

Complemento de pensamento

Escreva uma lista de sentenças. Corte as sentenças em duas tiras. Peça para os estudantes escolherem uma. Assim que todos os estudantes tiverem um pedaço de papel, eles devem andar pela sala e achar o complemento das suas sentenças. O objetivo aqui é entender fragmentos e como evitá-los. Os estudantes devem ter certeza de que cada sentença tenha um sujeito e um verbo, então irão perceber como uma oração funciona em uma sentença.

Os estudantes devem ter certeza de que cada sentença tenha um sujeito e um verbo, então irão perceber como uma oração funciona em uma sentença (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Caça ao jornal

Dê a cada aluno um jornal ou uma revista. Faça eles procurarem por uma única classe gramatical. Os alunos devem cortar todas as palavras que eles acharem. Faça um pôster ou mural, usando as palavras. Criando o pôster, os alunos irão reforçar a definição daquela classe gramatical e terão múltiplos exemplos. Pendure os projetos pela sala de aula, para reforçar a habilidade.

Faça eles procurarem por uma única classe gramatical no jornal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Atividade para preposições

Memorizar é a forma que muitos professores usam para aprender preposições. Mas há uma atividade que pode ajudar a reforçar a função das preposições em uma sentença. Desenha uma grande caixa no quadro. Explique aos alunos que aquela caixa é o substantivo em suas sentenças. Diferente de adjetivos que descrevem, preposições descrevem a relação, em sua maioria em termos de proximidade. Vá pela lista de preposições. Diga "na caixa". Escreva a palavra "na" dentro da caixa. Escolha outra preposição como "em", escreva-a em cima da caixa. Este simples exercício pode ajudar os alunos a visualizarem a relação que as preposições fornecem.

Faça atividades diferentes com os alunos (Pixland/Pixland/Getty Images)

Brincadeiras com histórias

Escreva uma história e elimine palavras que representem cada uma das dez classes gramaticais. Dê aos alunos uma folha que os faça vir com as partes que estão faltando na história. Use um projetor para mostrar a história e, então, chame alunos diferentes para completar a sentença usando as palavras que eles trouxeram em suas listas. Insira as palavras e leia a história em voz alta. Essa atividade pode fazer os alunos rirem, requer participação e reforça o estudo sobre classes gramaticais e suas funções.

Peça para os alunos completarem a história com a palavra que eles acharem melhor e depois mostre a história original (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Atividade para advérbios

Faça uma lista de perguntas que os advérbios respondem. Dê um cartão para cada aluno, com uma das perguntas nele. Coloque uma palavra no quadro. Chame alunos diferentes para responder a pergunta em seus cartões com a palavra do quadro. Por exemplo, escreva "corre" no quadro. Peça para um aluno ler a sua pergunta, como "quanto?". Então, o aluno diz o advérbio "raramente". Muitos alunos entendem adjetivos mais prontamente que advérbios, logo, está é uma atividade útil.

Atividades diferentes tornam o aprendizado mais fácil (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article