Saúde

Exercícios para a correção de cifose e lordose

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
Exercícios para a correção de cifose e lordose

Aprenda alguns exercícios para corrigir as curvaturas anormais da coluna

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Cifose e lordose são tipos de escoliose, uma deformidade que causa curvaturas anormais na coluna vertebral. Apesar da coluna poder dobrar tanto para a direita quanto para a esquerda, as pessoas com cifose possuem colunas que dobram para fora, causando uma aparência de corcunda. Aquelas com lordose possuem colunas que dobram muito para dentro, deixando a coluna parecida com um arco invertido. Certos exercícios podem corrigir ou diminuir o grau de alguma dessas anormalidades de curvatura para pessoas que tiverem uma delas.

Outras pessoas estão lendo

Sobre os exercícios

Um objetivo para os vários exercícios de alongamento e ioga é o aumento da flexibilidade dos quadris. Isso pode ser de importância particular entre aqueles que têm fusão de vértebras causando ou cifose ou lordose. De acordo com o site da Fundação Nacional de Escoliose ,"Scoliosis.org", a maioria dos adultos só usa uma porção da flexibilidade potencial das articulações do quadril. A mobilidade total do quadril pode ser desenvolvida por alongamentos diários da parte posterior da coxa, dos quadríceps, dos flexores do quadril e de outros músculos. Esse aumento da flexibilidade do quadril pode então ser substituído pela perda na mobilidade da coluna.

Exercícios de ioga

Os exercícios de ioga podem aumentar tanto a força quanto a flexibilidade em vários músculos que envolvem a coluna, assim como de músculos adjacentes de suporte. Tais exercícios podem exercer pressão na coluna e diminuir a curvatura dela em algum grau. Exercícios de ioga: O alongamento em pé de gato: Enquanto estiver em pé, coloque ambas as mãos sobre os seus joelhos com os dedos apontando para dentro. Dobre lentamente as suas costas para frente e arqueie as costas. Esse exercício alonga todos os ligamentos e músculos que suportam a coluna no quadril e na parte inferior das costas. O crocodilo: Deite sobre o seu estômago. Apoie o corpo nos ombros; faça uma posição de copo com as mãos e coloque o seu queixo sobre as duas mãos. Mantenha essa posição por alguns minutos e então relaxe. Repita o movimento uma ou duas mais vezes. Dobra em pé de frente: Volte a ficar de pé e coloque as pernas alinhadas na largura do ombro. Pressione as duas mãos juntas com os seus ombros apontados para fora, dobre os joelhos e fique em uma posição agachada. Mantenha essa posição por alguns minutos e então relaxe.

Outros exercícios

Esses exercícios de força e de alongamento podem ajudar a minimizar a dor e alinhar as curvas anormais da coluna. Mantenha cada posição por cerca de 3 a 5 segundos. Faça 10 de cada exercício 3 a 4 vezes por semana. Deite em uma superfície dura com os seus joelhos para cima. Aperte a parte de baixo das costas firmemente no chão, relaxe e então repita o movimento. Esse exercício é extremamente efetivo para o fortalecimento dos músculos e ligamentos da área lombar. Enquanto ainda estiver no chão, empurre ambos os joelhos em direção ao peito. Mantenha essa posição e então relaxe. Repita conforme o recomendado. Como uma variação, você pode colocar uma perna para cima por vez. Com os joelhos para cima, levante as nádegas e a parte de baixo das costas do chão e mantenha essa posição. Relaxe. Esse exercício força os músculos das costas a colocarem pressão na coluna vertebral. Por fim, ajoelhe normalmente e nas mãos, levante uma perna e estique-a para trás o máximo que conseguir. Repita esse movimento com a outra perna.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media