Exercícios para corrigir uma corcunda na parte posterior do pescoço

Escrito por janet shaffer | Traduzido por ludmyla dias
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Exercícios para corrigir uma corcunda na parte posterior do pescoço
Má postura pode ser a causa de dores no pescoço (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Você está sente dores no pescoço? Se sim, você não está sozinho. Às vezes, dores no pescoço e torcicolo manifestam-se como uma corcova visível na parte de trás do pescoço. Felizmente, aliviar a tensão que leva a um nó pescoço geralmente não requer nada mais do que ter tempo para alongar e relaxar.

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Compreendendo as dores do pescoço

A cabeça humana pesa de 4 e 6 quilos. Estamos acostumados a carregar este peso, mas muitas pessoas sofrem de problemas no pescoço devido à tensão e ao estresse adicional. Problemas persistentes no pescoço podem levar a outros problemas em todo o corpo. No entanto, dores menores do pescoço e da parte superior das costas, incluindo rigidez e o aparecimento de uma protuberância são corrigíveis

Determinando as causas

Tensão no pescoço e tensão muscular excessivas podem ser atribuídas ao estresse, má postura e problemas ergonômicos, ou podem ser o resultado de uma lesão.

Má postura, como inclinar a cabeça em um ângulo desconfortável enquanto trabalha no computador, pode levar a dor no pescoço, torcicolo, dores de cabeça, músculos tensos, dor no ombro e tensões. Trabalhar em má iluminação pode levar à má postura, contribuindo para a tensão muscular no pescoço e ombros. O estresse na mandíbula e no pescoço, causado pelo tensão dos músculos pode levar à rigidez muscular. Todas estas fontes de tensão muscular contribuem para a formação de uma protuberância no pescoço.

Tratando o problema

Embora o stress às vezes seja inevitável, você pode eliminar ou diminuir a gravidade dos nós no pescoço relacionados ao estresse.

Remédios comprados sem prescrição podem aliviar a dor no pescoço e dor no ombro, mas não tratam a tensão subjacente. Em vez disso, alongamentos simples podem eliminar a tensão muscular que podem levar à formação de uma protuberância no pescoço.

Girar lentamente a cabeça de um lado para o outro é uma maneira fácil e eficaz para diminuir a tensão no pescoço. Outro passo simples é descansar o queixo no peito, e mantê-lo lá por três ou quatro respirações profundas.

Se você fica um tempo excessivo em uma mesa ou computador, a melhor maneira de evitar problemas no pescoço é fazer pausas regulares. Saia de sua cadeira, pelo menos a cada 40 minutos e ande por aí. Feche os olhos para relaxá-los. Faça algumas voltas com a cabeça e relaxe os ombros para liberar a tensão dos músculos do pescoço. Lembre-se que todos os exercícios para o pescoço e alongamentos devem ser feitos em movimentos suaves controlados.

A ergonomia adequada pode aumentar o seu nível de conforto de trabalho, eliminando o risco de tensão no pescoço, dor ou uma corcunda resultante. Ajustar a altura de sua cadeira ou monitor pode diminuir a tensão no pescoço e fazer uma enorme diferença para aliviar problemas musculares no pescoço.

Caso uma ajuda extra seja necessária

A não ser que seja causada por acidente ou lesão, uma corcova no pescoço não é um problema médico sério. No entanto, se os alongamentos e exercícios físicos regulares não ajudarem a aliviar a rigidez no pescoço, se a corcunda parece estar piorando ou se você sentir dor forte quando estiver se alongando, pode ser hora de visitar um médico ou um quiroprático para uma avaliação.

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