Exercícios de dedos para desenvolver funções motoras

Escrito por shelia porter | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de dedos para desenvolver funções motoras
Exercícios de dedo aumentam a força, habilidade e destreza da mesma forma que desenvolvem a função motora fina (fingers walking image by VisualEyez from Fotolia.com)

Funções motoras finas envolvem o uso dos pequenos músculos da mão e dos dedos para manipular objetos e realizar tarefas que exigem a coordenação entre as mãos e os olhos. Muitas doenças e distúrbios, incluindo acidente vascular cerebral, lesões, distúrbios do sistema nervoso e fadiga, podem levar à perda ou diminuição da função motora fina.

Médicos muitas vezes encaminham os pacientes para terapeutas ocupacionais, que usam exercícios de dedos simples com a finalidade de melhorar a função motora e a coordenação dos olhos e das mãos.

Outras pessoas estão lendo

Amplitude de movimento

Exercícios que trabalhem com a amplitude do movimento pessoal, se praticados várias vezes por dia, aumentarão a força, a mobilidade e a destreza dos dedos, assim como as habilidades motoras.

Comece colocando a palma da mão afetada sobre uma mesa ou outra superfície plana. Usando a mão machucada individualmente, dobre e estique cada dedo vagarosamente. Com o lado afetado deitado sobre a superfície, use o polegar e o dedo indicador da outra mão para esticar o dedo polegar da mão afetada até seu limite. Repita esse exercício com cada dedo adjacente. Com o aumento da função motora, pratique esses exercícios usando apenas os músculos da mão afetada.

Exercícios com bolas

Espremer uma pequena bola de borracha ou tênis é outra maneira de fortalecer os músculos dos dedos. Outro exercício de bola para aumentar a gama de movimentação própria envolve o uso dos dedos para girar a bola em primeiro lugar no sentido horário e, posteriormente, no sentido anti-horário.

Com o aumento das habilidades motoras, o paciente pode começar a saltar e pegar a bola. Outro exercício motor para aumentar as habilidades de coordenação inclui jogar a bola em um recipiente ou um canteiro, aumentando gradualmente a distância conforme a habilidade melhora.

Prancha de pinos

O prancha com pinos envolve o uso das mãos juntamente com os olhos para coordenar o movimento, fazendo com que o paciente remova pinos de orifícios e coloque-os de volta na prancha.

Conforme aumenta a habilidade do paciente, marque o tempo para controlar quanto tempo o paciente leva para remover todos os pinos e substituí-los. Quando ele estabelecer uma meta, deve tentar batê-la em seu melhor tempo. À medida que a coordenação motora aumenta, substitua a prancha simples por uma placa contendo estacas de tamanhos ou formas diferentes.

Para aumentar ainda mais a habilidade motora, faça com que o paciente remova e substitua os pinos em uma determinada ordem.

Videogames

Pesquisadores da New Jersey Science and Technology University (Universidade de Tecnologia e Ciência de Nova Jersey) desenvolveram um programa que utiliza videogames como terapias a fim de aumentar a função motora. A destreza dos dedos necessários para manipular os botões em um jogo não só aumenta a força e mobilidade dos dedos como também melhora a coordenação entre os olhos e as mãos, aumentando ainda mais a função motora.

Comece com jogos simples desenvolvidos para crianças pequenas e, em seguida, avance para os jogos mais difíceis à medida que o paciente evolui.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível