Exercícios de dedos para piano

Escrito por contributing writer | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de dedos para piano
Pratique sem olhar para as teclas enquanto faz exercícios para os dedos (piano image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)

Muitas pessoas desejam tocar piano, embora as teclas pareçam ser um grande desafio. Com exercícios para os dedos, você aprenderá escalas para piano e irá se preparar para tocar. Uma vez que os dedos estejam aquecidos, tocar piano ficará ainda melhor.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entenda a estrutura e o desenho das teclas. Para começar a compreendê-las, comece com escalas básicas. Note que o piano é composto por oitenta e oito teclas em um padrão repetido. Note o padrão alternado de duas teclas pretas seguidas por três teclas pretas. Essas teclas permitem uma melhor movimentação para os exercícios de dedos. Identifique o centro do teclado. A tecla branca imediatamente à esquerda da tecla preta será o centro do teclado e é referida como "dó médio".

  2. 2

    Aprenda a escala. Ela se baseia no alfabeto, envolvendo as primeiras sete letras. É melhor começar com o dó central (C) e aprender a escala de dó (C). Simplesmente mova os dedos para a direita, alterando a letra à medida em que se movem. A tecla branca entre as duas pretas é um ré (D), a que está à direita das duas pretas é um mi (E) e a primeira tecla branca à esquerda do grupo de três teclas pretas é um fá (F). A seguir está o sol (G) e as letras começam novamente. Quando você tiver chegado à próxima tecla branca à esquerda do grupo das duas teclas pretas, terá retornado ao dó (C). Essa é a escala de dó (C) e inicia os exercícios para os dedos.

  3. 3

    Feche a mão com força e relaxe-a, para deixá-la aberta e em forma de concha. Com a mão assim, coloque-a sobre as cinco teclas, começando com o dedão no dó médio (C). O dedo indicador estará na nota ré (D) entre as duas teclas pretas, e assim por diante. Quando terminar, todos os cinco dedos estarão esticados de dó (C) até sol (G). Uma de cada vez, toque essas notas da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Uma vez que você se sinta confortável, tente o seguinte: depois de alcançar a nota mi (E), posicione o dedão debaixo da palma para tocar a nota fá (F) e toque a escala completa com os quatro dedos finais. Com a postura correta, eles estarão na seguinte posição: dedão = dó (C); indicador = ré (D); médio = mi (E); dedão sob a palma = fá (F); indicador = sol (G); médio = lá (A); anelar = si (B); mínimo = dó (C).

  4. 4

    Troque para a mão esquerda. Ela tocará as mesmas teclas do piano, mas o dedilhado será diferente. Comece no dó médio (C) com o dedo menor. Use os próximos quatro dedos para as teclas ré (D), mi (E), fá (F) e sol (G). Novamente, suba e desça pelas teclas até se sentir confortável. Repita o mesmo tipo de dedilhado para tocar a escala completa. O dedilhado estará da seguinte maneira: mínimo = dó (C); anelar = ré (D); médio = mi (E); indicador = fá (F); dedão = sol (G). Neste ponto, o dedo médio estará cruzado sobre o topo da mão, de forma a tocar a tecla lá (A) e o dedo anelar completará com a tecla si (B) e o dedão alcançando a nota dó (C) superior.

  5. 5

    Pratique os novos movimentos. Há três sub-passos para recapitular. Use a abordagem das cinco notas para levar os dedos adiante nas teclas e desenvolver precisão e velocidade. Pratique a escala completa com a ideia de fortalecer os dedos e pratique sem olhar enquanto toca. Uma vez que comece a se sentir confortável com a escala completa, desça a mão esquerda para o próximo dó (C) mais grave e mova as mãos em sincronia. Será difícil inicialmente, mas lembre-se que, para se aperfeiçoar na aprendizagem do piano, deve-se praticar esse dedilhado estrutural.

Dicas & Advertências

  • Comece com o exercício de cinco notas e prossiga para as escalas de oito notas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível