Exercícios para deixar o bebê na posição correta durante a gravidez

Escrito por amber canaan Google | Traduzido por barbara almeida
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Exercícios para deixar o bebê na posição correta durante a gravidez
Exercícios para deixar o bebê na posição correta durante a gravidez (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O posicionamento adequado do bebê antes do início do trabalho de parto é um fator que contribui para facilitar ou dificultar o processo. Os bebês devem ficar posicionados de cabeça para baixo, de frente para a coluna da mãe, permitindo que a menor parte da cabeça apareça primeiro no momento do parto. Quando o bebê está virado para frente, a mãe sentirá muita dor nas costas e dificuldade em empurrar. A postura correta e o uso de certos exercícios durante o terceiro trimestre incentivam o bebê a adotar o posicionamento adequado.

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Joelho no peito

Essa posição permite que o bebê se solte da pélvis, ganhando liberdade de movimento e reposicionamento. Descanse de joelhos na cama ou no chão, sobre um tapete ou travesseiros. Permita que a parte superior do corpo relaxe, descansando o peito e os braços confortavelmente. Os quadris ficam mais altos do que o resto do corpo, incentivando o bebê a posicionar-se corretamente na barriga.

Exercício pélvico

A gravidade auxilia a posicionar o bebê nesse exercício. As costas do bebê são mais pesadas, por causa do peso da cabeça e da coluna vertebral. Em uma superfície macia, posicione-se sobre as mãos e os joelhos com as costas retas. Alterne arqueando as costas e baixando o estômago até o chão, semelhante à pose de gato na ioga. Pratique esse exercício por dez a 15 minutos, de uma a três vezes ao dia. Ao balançar a pélvis com a barriga pendurada, você está incentivando o bebê a rodar até a posição fetal ideal. Esse exercício é excelente para aliviar a dor lombar causada pelo aumento de peso do bebê.

Natação

A água é benéfica para as mulheres grávidas, pois proporciona uma sensação de leveza, aliviando a pressão sobre as articulações. O nado de peito pode promover posicionamento fetal ideal, pois os movimentos ajudam a abrir a pélvis, dando mais espaço para o bebê se mover e girar. Um benefício adicional da natação é que a pressão da água reduz o inchaço, forçando o líquido dos tecidos de volta para a circulação.

Postura

Sempre considere a localização da pélvis. Ela deve ficar sempre inclinada para frente. Evite sentar em poltronas e sofás macios. Embora isso possa ser confortável, incentivará o bebê a girar para uma posição virada para a frente. Sente-se para trás em uma cadeira de sala de jantar com os braços sobre as costas enquanto solta a barriga para a frente, ou sente-se ereta sobre uma bola de parto. Durma de lado com a perna superior descansando na frente da perna inferior, permitindo à pélvis inclinar para a frente. Evite dormir de costas, pois promove o pobre posicionamento fetal e pode inibir o fluxo sanguíneo, causando tonturas.

Manter boa postura e praticar esses exercícios ajuda a reduzir a necessidade de intervenções médicas, como o parto com extração a vácuo. A dor pode ser menor em partos mais curtos. No entanto, nenhuma garantia pode ser dada pelos médicos sobre a eficácia desses exercícios.

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