Exercícios de desaquecimento após uma corrida

Escrito por eric benac | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de desaquecimento após uma corrida
Desaqueça depois da corrida para prevenir lesões (running image by Byron Moore from Fotolia.com)

Correr é um dos melhores exercícios para o seu corpo. Ele promove uma melhora na saúde cardiovascular e pode ajudar a aumentar a força de suas pernas. Porém, depois que terminar a corrida, é sempre preciso fazer algum tipo de desaquecimento, o que inclui exercícios aeróbicos, alongamentos e relaxamento.

Outras pessoas estão lendo

Aeróbico

Realizar exercícios aeróbicos leves após uma corrida ajuda a reduzir os batimentos cardíacos e a chance de tontura ou desmaios, além de dissipar substâncias produzidas durante a atividade, como o ácido lático. Eles também auxiliam o corpo a desacelerar, eliminando a sensação de mal-estar que pode se iniciar logo depois da corrida. Andar e trotar suavemente são exercícios apropriados de desaquecimento. Trote, caso a corrida não tenha sido exaustiva, mas ande, caso se sinta cansado. Se esforçar demais nesse momento, anulará o propósito da atividade. Se está em boa forma, um trote com duração de cinco a dez minutos é apropriado. Caso esteja começando a correr, ou em má forma, uma caminhada de três a cinco minutos será o desaquecimento aeróbico de que precisa.

Alongamento

Alongamentos após uma corrida ajudam a relaxar os músculos da perna depois de um exercício exaustivo. Pular essa etapa pode endurecer seus músculos e deixá-los suscetíveis a câimbras e espasmos, tornando-os mas difíceis de serem trabalhados em atividades seguintes. Alongar as pernas por cinco a dez minutos poderá evitar todos esses problemas e tornará sua corrida mais efetiva.

O alongamento das pernas sentado requer que você sente e incline-se por cima delas. Elas devem estar tanto retas quanto confortáveis. Tente encostar o tórax nos membros. O alongamento da panturrilha é realizado em uma plataforma. Se equilibre com o auxílio das bolas ou na parte frontal dos pés. Segure em uma cadeira, para manter o equilíbrio. Abaixe cuidadosamente o calcanhar em direção ao chão e suba novamente. Sempre alongue as áreas tensas da perna e nunca estique além do limite de seu conforto.

Relaxamento mental

Durante os exercícios, sua adrenalina sobre drasticamente, o que pode deixar a mente excessivamente ativa e alerta. Isso é bom durante a atividade, mas depois pode ser distrativo. O relaxamento mental ajuda a acalmar.

Sempre tente ficar em uma posição confortável durante esse desaquecimento. Coloque uma almofada ou cobertor debaixo de seu corpo e sente-se no chão, de pernas cruzadas. Coloque suas mãos no colo e feche os olhos. Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca. Tente limpar a mente enquanto respira. A respiração profunda desacelerará seus batimentos cardíacos. Relaxar o corpo auxilia a reduzir a liberação de adrenalina pelo organismo. Busque relaxar com esse ou outro método de cinco a dez minutos depois da corrida e depois do desaquecimento aeróbico e do alongamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível