Exercícios divertidos para idosos

Escrito por stacey anderson | Traduzido por ana carolina prado almeida
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Exercícios divertidos para idosos
O geocaching pode transformar um passeio em uma aventura (elderly and infirm gardening 2. image by mdb from Fotolia.com)

A atividade física, através dos benefícios de saúde que presta, pode reduzir muitos dos riscos de queda e outros desafios que os idosos enfrentam. De acordo com o National Institute on Aging (NIA), o exercício deve se concentrar na resistência, força, equilíbrio e flexibilidade. Os exercícios para idosos devem ser divertidos e coordenados com as atividades que realmente os ajudem a completar tarefas diárias, como se vestir ou tomar banho.

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Resistência

Exercícios de resistência aumentam a respiração e a frequência cardíaca. Um simples exercício de resistência para os idosos é a caminhada. Para tornar o passeio divertido, faça um geocaching - jogo de caça ao tesouro usando um GPS. O objetivo da caminhada é encontrar o tesouro, conhecido como "cache". O site Geocaching.com lista todos os caches disponíveis em uma área e o site Handicaching.com fornece avaliações de acessibilidade relevantes para usuários idosos de cadeiras de rodas.

Força

Pequenas melhorias na força muscular podem ajudar na capacidade de independência do idoso. Com a diminuição da força muscular, mesmo ficar fora de uma cadeira pode ser difícil. O jogo de reverter cadeiras melhora a força das pernas e é divertido quando jogado com um grupo de idosos. Cada idoso deve se sentar na borda frontal de uma cadeira sem braços, com os pés apoiados no chão, ligeiramente afastados, e os braços estendidos paralelamente ao chão. Deve-se colocar a música para tocar e, quando o interlocutor disser para parar, cada idoso deve se levantar lentamente e depois se sentar novamente. A velocidade não é o objetivo, mas sim movimentos lentos e controlados. Repita de dez a 15 vezes, dando a diferentes idosos a chance de ser o interlocutor. Descanse e repita mais dez a 15 vezes.

Equilíbrio

Exercícios de equilíbrio ajudam na prevenção de quedas, melhorando a capacidade de um idoso recuperar seu equilíbrio ao caminhar sobre superfícies irregulares. O Balance Board Wii se parece muito com uma balanço em casa e, de acordo com um artigo de 2010 da Gait and Posture, é muito eficiente para estimar o equilíbrio. Em 2009, a Universidade de Nebrasca começou um estudo para avaliar a capacidade do Balance Board do Wii de melhorar o equilíbrio em pacientes com Alzheimer. O Wii Balance Board Tetris é um jogo que faz o idoso mudar o peso da esquerda, direita, frente e trás para mover os blocos de Tetris. Os idosos com falta de equilíbrio devem se segurar em um apoio ao jogar Wii Tetris até que o equilíbrio melhore.

Flexibilidade

O jogo "Wall of Fortune" aumenta a flexibilidade nos braços, peito e ombros. Crie previsões em pedaços de papéis dobrados e cole-as na parede em diferentes alturas. As previsões devem ser divertidas, como "Você receberá o prêmio Nobel da Paz por finalmente conseguir fazer com que seus filhos parem de brigar". O idoso deve se inclinar para a frente e colocar as palmas das mãos na parede, mantendo as costas retas e correndo as mãos na parede até que o braços estejam elevados confortavelmente. Faça-os segurar seus braços acima da cabeça durante dez a 30 segundos e depois descê-los. Alguém deverá ficar por perto caso ele perca o equilíbrio. O idoso deverá fazer esse exercício de três a cinco vezes, finalmente alcançando a previsão mais alta. O objetivo do exercício é chegar mais alto, de modo que as melhores previsões deverão estar na parte mais alta da parede. Faça com que um grupo de idosos escreva as previsões para fazer o jogo mais divertido.

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