Exercícios e dormência bilateral nos dedos dos pés

Escrito por peter h. crawford | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios e dormência bilateral nos dedos dos pés
O uso de sapatos apertados pode causar a dormência nos pés (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A dormência bilateral dos dedos dos pés pode ser causada por uma série de fatores diferentes. Se o desconforto for sentido principalmente durante o exercício, existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração. Embora seja possível que o desconforto seja simplesmente provocado por sapatos mal ajustados, o problema pode também ser circulatório ou neurológico.

Outras pessoas estão lendo

Fatores iniciais a considerar

A primeira coisa a levar em consideração é se você está usando sapatos que se encaixam nos seus pés corretamente. Sapatos que ficam apertados em áreas específicas podem reduzir a circulação, levando ao desconforto ou dormência nas extremidades. Se os seus pés e tornozelos incharam sem motivo aparente, os sapatos que antes se encaixavam confortavelmente agora podem estar apertando o pé. Examine os cadarços e os interiores de todos os sapatos que você usa ​​regularmente. Verifique ou até mesmo substitua seus calçados de exercícios.

Monitore como você caminha ou corre. Se o seu calcanhar não estiver indo completamente até o chão a cada passo, você está colocando pressão sobre os dedos dos pés. Da mesma forma, as mulheres que usam saltos estão correndo um risco duplo devido aos seus sapatos apertados e o movimento diferente da caminhada com saltos. Sempre que os dedos dos pés ficam sentindo o peso do corpo por um período de tempo, eles correm o risco de perder a circulação.

Problemas de circulação

Se você eliminou seus sapatos ou a caminhada como a causa, a próxima coisa a considerar é a sua saúde. A diabetes pode ser um dos principais motivos para a dormência nos pés. Mesmo que você não seja diabético, é importante testar o nível de açúcar no sangue imediatamente. Se você for diabético, então consulte um médico rapidamente; neuropatia diabética e lesão do nervo sempre devem ser levados a sério.

A má circulação devido a doenças do coração também é uma possibilidade. Um médico pode realizar exames para determinar se o fluxo do sangue é um fator na dormência. O exercício em si pode ser perigoso se houver um problema de circulação.

Questões neurológicas

Vários tipos de neuropatias podem causar formigamento e dormência nas extremidades:

As neuropatias sensoriais têm geralmente um início gradual e estão associadas com formigamento, dor e sensibilidade. Neuropatias motoras podem resultar no enfraquecimento das extremidades, enquanto neuropatias autonômicas são geralmente acompanhadas de sintomas mais graves, como diarreia ou tonturas. Em casos graves de qualquer dessas neuropatias, andar ou dormir pode ser difícil.

É extremamente importante consultar um médico para verificar qualquer um desses problemas.

Consulte um médico para identificar o problema

Há inúmeras outras causas possíveis para dormência bilateral dos dedos durante um exercício. Deficiências de vitaminas, como a B-12, ou a presença de determinados produtos químicos tóxicos, como arsênico ou mercúrio, também são possíveis causas. Problemas glandulares e metabólicos, assim como os níveis de colesterol, podem ser considerados fatores de risco. É extremamente importante fazer uma consulta ao médico para garantir que você está bem de saúde.

Exames para cada uma destas possíveis causas podem ser realizados para identificar a verdadeira causa de sua doença. Mesmo se a dormência diminuir depois de fazer os ajustes nos seus sapatos ou na sua caminhada, você ainda deve informar o seu médico. Muitas dessas condições são graves e podem representar risco de morte, por isso, não é prudente ignorar o problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível