×
Loading ...

Exercícios para fascite plantar

Atualizado em 13 junho, 2017

A fascite plantar é uma condição no pé que causa dor no calcanhar. De acordo com a Mayo Foundation for Medical Education and Research, ela envolve dor e inflamação da fáscia plantar, uma faixa grossa de tecido que atravessa a parte inferior do pé. Fazer exercícios de flexibilidade é muito útil no alívio dos sintomas desta doença.

Exercícios de baixo impacto aliviam a dor das fascite plantar (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Exercícios de baixo impacto

Quando se sofre de fascite plantar, é necessário alterar seus exercícios para evitar o agravamento da lesão. Na maioria dos casos deve ser feito descanso, se você é um corredor, precisará para diminuir suas milhas ou a intensidade de treino até que os sintomas desapareçam.

Faça exercícios com nenhum, ou com baixo impacto, como nadar ou andar de bicicleta. Isso vai aliviar muito a tensão e o estresse que o pé recebe ao correr, caminhar, ou sustentar o corpo em pé por longos períodos de tempo.

Exercícios como a flexão plantar e dorsiflexão, também são benéficos para aliviar os sintomas. Ambos se constituem de um simples movimento do pé, que ajuda a fortalecer o tornozelo e os músculos da panturrilha.

A flexão plantar é simplesmente flexionar o pé ou dedos para baixo. A dorsiflexão é o movimento oposto dela. É o movimento que você faz quando gira o pé ou os dedos para cima.

Fazer dorsiflexão ajudará a alongar os tornozelos e os músculos da perna. Ambos os exercícios irão alongar e fortalecer sua fáscia plantar, ajudando assim a recuperar o pé e a reduzir a dor.

Continue fazendo exercícios de baixo impacto até que os sintomas desapareçam. Você pode ter que alterar permanentemente as suas atividades físicas para evitar que essa condição ocorra novamente.

Loading...

Sentido

Exercícios de alto impacto provocam muito estresse em seu pé. Para evitar a fascite plantar, mantenha seus tornozelos e os músculos que os rodeiam fortes, pois isso pode ajudar a diminuir as chances de sofrer lesões no tornozelo e dores nas articulações.

Lembre-se sempre de alongar antes e depois de cada exercício, especialmente o seu arco do pé, se for propenso a lesões nos pés. Certifique-se de usar sempre sapatos de suporte com amortecimento suficiente para proteger o pé do choque e do impacto das atividades físicas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...