Exercícios físicos para homens com mais de 60 anos

Escrito por christine daniels | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
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Exercícios físicos para homens com mais de 60 anos
Manter-se ativo e saudável quando se está mais velho é importante (dumbbell image by Paul Moore from Fotolia.com)

Manter-se ativo e saudável quando se está mais velho é importante porque você não tem o mesmo corpo aos 60 anos de idade do que tinha aos 20, seus exercícios têm de mudar. Ficar em forma pode realmente dar-lhe um corpo melhor aos 60 do que você tinha em seus 50 ou 40 anos, incorporar exercícios regulares em sua vida cotidiana pode melhorar muitas partes do seu corpo, como o coração e a função respiratória. A sua pressão arterial será reduzida e sua força aumentará, a densidade óssea pode melhorar e você ganhará flexibilidade, terá um tempo de reação mais rápido, reduzirá sua gordura corporal, aumentará sua massa muscular e reduzirá a suscetibilidade à depressão, assim como doenças.

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Exercícios aeróbicos

Caminhar é um dos exercícios aeróbicos mais fáceis para um homem acima de 60 anos fazer. É recomendado caminhar pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana, para os iniciantes. Comece caminhando 15 minutos, duas vezes por dia ou por 10 minutos, três vezes por dia. Você pode participar de um grupo de caminhada, caminhar com seus amigos e vizinhos ou ir passear com o cachorro. Natação e ciclismo são outros tipos de exercícios aeróbicos e, assim como em caminhadas, faça essas atividades por pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana.

Treinamento de força

Levantar pesos ajuda a tornar as atividades diárias mais fáceis. Para começar, levante um peso de até 2 kg ou, se você não tiver, use latas de sopa, livros ou garrafas de água cheios. Obter um elástico também pode ajudar, pois eles são flexíveis e vêm em diferentes comprimentos, e você pode usá-los para fortalecer o braço e os músculos da perna. Esse tipo de treinamento deve ser realizado duas vezes por semana.

Flexões na parede

Para fazer flexões na parede, coloque as mãos contra a parede e lentamente vá colocando o corpo em sua direção. Empurre seu corpo para longe para retornar à posição inicial.

Agachamento com cadeira

Sente-se numa cadeira e incline-se ligeiramente para a frente e depois levante-se. Faça isso várias vezes sem a ajuda das mãos.

Alternativas

Se estes exercícios não são atraentes para você, tente jardinagem ou dança. Pescar também é uma ótima maneira de se exercitar.

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