Exercícios fisioterapêuticos para espondilose lombar

Escrito por keith strange | Traduzido por tiago tostes
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Exercícios fisioterapêuticos para espondilose lombar
Espondilose lombar é uma doença degenerativa que pode ocorrer conforme você envelhece (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

Espondilose lombar é uma condição que ocorre quando os ossos da coluna começam a degenerar, resultando em um estreitamento do canal vertebral na região lombar. Esta degeneração pode resultar em dor severa devido à pressão exercida sobre os nervos em suas costas. O tratamento para essa condição muitas vezes envolve alongamento e fortalecimento muscular. Certifique-se de obter a aprovação do seu médico antes de se envolver em quaisquer exercícios para espondilose lombar.

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Inclinação pélvica

O exercício de inclinação pélvica ajuda a aliviar as forças de compressão nas costas, alongando a parte inferior da coluna. Comece deitado de costas, com ambos os joelhos dobrados e as solas dos seus pés no chão. Use os músculos do seu abdômen para empurrar a parte inferior das suas costas até que ela esteja em contato com o chão. Mantenha esta posição por cinco a dez segundos, então relaxe. Repita dez vezes.

Joelho duplo ao tórax

Como o exercício para inclinação pélvica, este exercício melhora a amplitude de movimento na parte inferior das costas, descompactando sua coluna. Comece deitado de costas, com ambas as pernas estendidas e os braços ao seu lado. Dobre os joelhos ao mesmo tempo que levanta os pés do chão. Levante os dois braços e agarre as pernas ao redor das canelas. Use os músculos de seus braços para puxar os joelhos em direção ao peito. Mantenha esse movimento por cinco a dez segundos. Executar três séries de cinco a dez repetições por dia.

Rotação de quadril

Deite-se de costas com os joelhos dobrados e as solas dos pés no chão. Cruze os braços sobre o peito e vire a cabeça para a direita. Use a força da gravidade para deixar que os joelhos caiam à sua esquerda, continuando a olhar para a direita. Use apenas a força da gravidade para que caiam em direção ao chão. Segure esta posição por cerca de dez segundos e, em seguida, traga os joelhos de volta para a posição inicial com um movimento lento e controlado. Repita dez vezes em ambos os lados.

Ponte pélvica

Este exercício ajuda a fortalecer os músculos da região lombar. Comece deitando-se de costas com os joelhos dobrados e as solas dos pés no chão. Cruze ambos os braços sobre o peito, ao mesmo tempo em que contrai os músculos de seu abdômen. Use um movimento lento e controlado para levantar os quadris do chão até que haja uma linha reta entre os joelhos, quadris e ombros. Mantenha esta posição por cinco a sete segundos e, em seguida, retorne à posição inicial com um movimento lento e controlado. Repetir dez vezes por dia.

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